Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

IBGE: cai o número de pessoas com sintomas da Covid-19 no ES

Dados foram publicados na manhã desta sexta-feira (23) pelo IBGE. Apesar de serem positivos, os números indicam a importância de se manter os cuidados

Caiu, pelo quarto mês consecutivo, o número de pessoas que apresentou algum dos sintomas da Covid-19 no Espírito Santo. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), que é divulgado mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na primeira queda, registrada de maio para junho, o número de 474 mil pessoas passou para 369 mil. Segundo o dado mais recente, de agosto para setembro, a quantidade de registros caiu de 226 mil pessoas para 129 mil (3,2% da população). Participam da pesquisa cerca de 8 mil domicílios mensalmente.

O número de pessoas que apresentaram sintomas conjugados, que era 62 miil registros em junho, segue em queda, com 18 mil casos computados em setembro. São considerados sintomas conjugados quando o paciente se queixa de perda de cheiro ou sabor ou tosse, combinado com febre e dificuldade para respirar ou, então, febre, tosse e dor no peito, ao mesmo tempo.

Ethel Maciel, professora da Ufes e Pós-Doutora em Epidemiologia

Apesar dos números se mostrarem favoráveis, a doutora em Epidemiologia e professora da Ufes Ethel Maciel alerta que qualquer ideia de controle da pandemia ainda é prematura. “Já era esperado que, após o pico da doença, houvesse uma redução do número de casos, no entanto, deve-se observar que a média móvel de novos casos por dia ainda é alta”, afirma.

“Muitas pessoas estão se infectando e circulando por aí, e muita gente ainda pode se contaminar. É preciso manter os cuidados: higienizar sempre as mãos, usar máscara e manter o distanciamento”, reforça a especialista.

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário