Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

Residentes participam de plantões no fim de semana e feriado na redação da Gazeta

 

Quem passa pela redação integrada da Rede Gazeta em um dia de semana percebe a agitação. Pessoas andam de um lado para o outro, jornalistas gravam entradas ao vivo, telefones tocam a todo tempo e se misturam com as vozes, os cliques dos mouses e os sons das televisões. Os residentes da 24ª turma do Curso de Jornalismo da Rede Gazeta conhecem essa rotina desde o início da fase presencial em Vitória, em 13 de outubro. De lá pra cá, eles tiveram a oportunidade de vivenciar também o oposto da correria, com a “calmaria” dos plantões de fim de semana e feriados.

O plantão jornalístico envolve equipes menores e, a depender do que está acontecendo no mundo, pode ser repleto de caos e correria. Com menos de um mês de atividades presenciais, no entanto, a experiência dos residentes com a escala de trabalho fora dos dias úteis tem sido tranquila e silenciosa. “Eu gosto de trabalhar aqui no sábado, no plantão, porque é mais tranquilo. A gente tem um tempo melhor para poder observar o trabalho das pessoas e tem mais tempo também para desenvolver as nossas atividades”, comenta Milene Celestino, em passagem pelo Núcleo de Conteúdos Especiais de A Gazeta.

Apesar da tranquilidade do trabalho, o plantão pode ser difícil quando entra em disputa com dias ensolarados na capital capixaba, principalmente depois de muita chuva. Gabriela Venâncio, que vive em Seropédica (RJ), já bateu ponto em dois sábados na Rede Gazeta, com tempos meteorológicos diferentes. “Na primeira semana eu vim fazer plantão e fiquei um pouco chateada porque estava um dia incrível, primeiro dia de sol desde que cheguei em Vitória, tava um dia incrível, tinha um monte de residente na praia e estava aqui trabalhando”, comenta ela em passagem pelo Núcleo, dessa vez em um dia chuvoso.

Ao longo da etapa presencial, os residentes passam por diferentes áreas do jornalismo na Gazeta a cada semana, como rádio, redação e TV. Os plantões geralmente são opcionais e ocorrem de acordo com as demandas de cada setor. Para a 24ª turma do Curso, as atividades se encerram em 1º de dezembro. Até lá, são quatro fins de semana e um feriado de possíveis novas experiências na redação.

Texto: Ana Ritti
Edição de vídeo: Álvaro Guaresqui

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário