Patrocínio:

Realização:

Patrocínio:

Realização:

“Eu esbarrei no paradoxo da falta de representatividade”, diz advogada negra e mulher trans que criou consultoria em Diversidade e Inclusão

Gabriela Augusto reverteu a invisibilidade e o preconceito e hoje, ajuda organizações a estruturar projetos inclusivos com a Transcendemos
Mulher trans e negra, Gabriela Augusto decidiu ir além das barreiras do preconceito. Montando a própria empresa, decidiu orientar empresas a pensarem em diversidade e inclusão (Foto: Reprodução)

Ser reconhecido e bem remunerado no mercado de trabalho não é fácil. Mas, sem dúvidas, é um desafio mais difícil para negros, pessoas com deficiência e pessoas LGBTQIA+. Com isso em mente, a advogada negra e mulher trans Gabriela Augusto, 27, reconheceu que poderia partir de suas dores e fazer, de uma vez por todas, com que a diversidade e a inclusão ganhassem espaço em grandes empresas. Com esse intuito, ela fundou, em 2018, a Transcendemos.

Tudo começou durante a faculdade de Direito. Nessa época, Gabriela Augusto passou pela transição de gênero e começou a olhar para as empresas em que gostaria de trabalhar. E, tão logo, veio uma constatação: ela não via pessoas parecidas como ela nesses lugares. Tanto que um questionamento comum era se, enquanto mulher trans e negra, conseguiria trabalhar no futuro em uma grande empresa ou ter uma posição de destaque no mercado de trabalho.

“Eu acreditei que não seria possível. Simplesmente, pelo fato de eu ser quem eu sou. Eu esbarrei no paradoxo da falta de representatividade. Se não vemos ninguém parecido com a gente, somos desestimulados a tentar. E, se isso acontece, esse ciclo da exclusão se perpetua”, explicou a especialista em diversidade e inclusão em uma entrevista virtual coletiva concedida aos focas do 24º Curso de Residência de Jornalismo da Rede Gazeta, na sexta-feira (15).

Para não ficar inerte diante da situação, Gabriela criou um livro de bolso, o Manual Empresa de Respeito. Nele, colocou informações referentes à igualdade de gênero, às pessoas com deficiência e ao combate à LGBTfobia. Decidiu imprimir vários exemplares na impressora de casa e distribuir para empresas de onde morava na época, lá na periferia de São Paulo.

No início, muitos empresários nem ligavam para esse manual. Mas, a partir do pedido direto de Gabriela Augusto para que essas chefias conscientizassem seus colaboradores sobre a importância do respeito e da não-discriminação, a situação mudou. Tanto que começou a ser demandada para treinamentos, até fundar a Transcendemos.

“Eu comecei esse trabalho como uma dor pessoal. De não me ver em uma grande empresa por causa do preconceito, pela falta de inclusão e também por sentir a dor dos colegas e das colegas que estavam no meu entorno”, ressaltou a advogada.

Importância da inclusão

Para Gabriela, a inclusão no dia-a-dia de uma empresa contribui com um mundo mais justo e igualitário. Mas não é só isso. A empresária enxerga que trazer para perto temas inclusivos é uma estratégia relevante para o negócio. Afinal, há impactos em muitos sentidos, desde o nível de inovação da organização, até a melhoria do trabalho em equipe, passando pelo recebimento de mais investimentos de outras empresas .

“Se a pessoa é livre para ser quem ela quiser em uma empresa, ela irá trabalhar com um sorriso no rosto. Com isso, é natural que ela se dedique mais em suas tarefas, tanto em produtividade, como contribuir com ideias e sugestões. É uma chama da criatividade”, complementou Gabriela.

As empresas mais preocupadas com as temáticas inclusivas, segundo a advogada, são as pertencentes ao setor de tecnologia, já que é uma área muito desigual, em que a maior força de trabalho é, ainda, masculina e cisgênero. Apesar disso, todos os setores precisam estar atentos a esse assunto, até os pequenos empreendedores. “Uma empresa que não está olhando para a diversidade e inclusão tende a ficar para trás. Estão fadadas a perder espaço”, afirmou a fundadora da Transcendemos.

O trabalho da Transcendemos

A Transcendemos é a empresa de consultoria em Diversidade e Inclusão da Gabriela Augusto (Foto: Reprodução)

A Transcendemos possui três frentes de atuação. A primeira é voltada exclusivamente para empresas. Gabriela e sua equipe ajudam organizações a se tornarem mais inclusivas, traçando metas, promovendo mudanças de processo seletivo ou de política interna.

A outra é quanto à formação de talentos, no apoio profissional tanto para pessoas trans, como para os negros e aqueles que possuem algum tipo de deficiência.

Já a terceira frente é a capacitação de profissionais interessados em se tornarem especialistas na temática de diversidade e inclusão ou mesmo pessoas que desejam garantir um conhecimento mais aprofundado sobre esses tópicos.

Ponto a ponto

Diversidade – Entendimento que a sociedade é formada de pluralismo. Ou seja, os indivíduos se diferenciam entre si em vários sentidos, desde origem geográfica, questões culturais e habilidades físicas até quanto a raça, gênero, orientação sexual, cultura e religião.

Inclusão – Está ligada a uma mudança de cultura, em que é necessário colocar em prática um conjunto de ações para valorizar, incluir e respeitar as diferenças dos indivíduos.

Cisgênero – Condição da pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento.

Transgênero – Condição da pessoa que não se identifica com o gênero imposto no nascimento.

Que tal compartilhar?

Share on facebook
No Facebook
Share on twitter
No Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on whatsapp
No Whatsapp

Leia também:

Deixe seu comentário