Jornalismo da Rede Gazeta se une e oferece informações checadas 24h por dia

Além do reforço nos hábitos de higiene, a informação correta e precisa é uma arma indispensável

Por Lara Rosado - atualizado em 25/03/2020 as 17:43

Estamos em tempos de evitar contatos pessoais. Como medida de contenção à pandemia do novo coronavírus, autoridades sanitárias de todo o mundo, incluindo a OMS e o Ministério da Saúde, recomendam que as pessoas fiquem em casa. Diante de um momento de tamanha incerteza, além do reforço nos hábitos de higiene, a informação correta e precisa é uma arma indispensável.

É por isso que, desde o agravamento do avanço do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, o Jornalismo da Rede Gazeta ampliou sua atuação. Juntos, TV Gazeta, site A Gazeta e Rádio CBN Vitória oferecem 24 horas de atualização aos capixabas.

Só na TV, a programação local se estende por quase 5 horas, diariamente. Aos sábados, a edição semanal impressa de A Gazeta tem dedicado a maior parte de sua produção a análises, contextos e reportagens sobre o tema. Este veículo também criou grupos de WhatsApp temáticos sobre coronavírus. No total, já são 35 grupos, quase 9 mil pessoas, e cada vez é maior a demanda por recebimento de notícias pelo aplicativo de mensagens.

“Nosso primeiro compromisso, inarredável, é com o capixaba. O jornalismo sempre teve um papel relevante na vida das pessoas, mas vínhamos enfrentando um momento de muitos questionamentos e ataques. Numa hora como esta, a população demonstrou que é nos veículos sérios, profissionais, que ela encontra os fatos checados, a pluralidade de vozes e análises. Isso aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, observa o diretor de Jornalismo da Rede Gazeta, Abdo Chequer.

Cuidado também com os jornalistas

Para que a notícia chegue à casa das pessoas com a máxima agilidade, um time de quase 200 jornalistas, cinegrafistas, ilustradores e técnicos está em campo, em todo o Espírito Santo. Mas esses profissionais também estão tendo cuidados especiais: todas as equipes de reportagem saem às ruas com um kit de higienização pessoal, produtos para limpeza de equipamentos (microfones, câmeras) e têm a orientação de manterem a distância mínima de 1,5m de entrevistados. Todas as normas são chanceladas por especialistas da área de saúde.

“Desde o início da pandemia a TV Gazeta ampliou o jornalismo local. As pessoas querem saber o que está acontecendo na sua cidade, no seu bairro, na sua rua e como se proteger. Querem informação verdadeira e de qualidade para tomar decisões conscientes e, assim, enfrentar esse problema de saúde que interfere na rotina de toda a sociedade. Diariamente levamos ao ar 4 horas e 30 minutos de notícias sobre a pandemia no Espírito Santo. E os ótimos resultados de audiência atestam a relevância da imprensa séria no combate as notícias falsas que têm circulado”, afirma o editor-chefe da TV Gazeta, Bruno Dalvi.

Em época de tanta facilidade de comunicação, há também desvantagens: cresceu a quantidade de fake news que se espalham com velocidade assustadora. O jornalismo da Rede Gazeta mantém ativos seus canais de checagem, como a seção “Passando a Limpo”, em agazeta.com.br, que verifica informações duvidosas e mentiras propagadas em redes sociais e aplicativos de texto. Você pode contribuir enviando sua sugestão para o WhatsApp (27) 98135-8261.

(Texto: Leandro Neves)

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.