Rede Gazeta reúne crianças em oficina de desenho com chargistas e ilustradores da Redação

Todos que participaram levaram para casa uma caricatura desenhada por Arabson e Genildo

Por Comunicação - atualizado em 17/10/2016 as 15:02

A imaginação rolou solta na tarde desta segunda-feira (10) na Rede Gazeta, em Vitória. Com papel, caneta e lápis de cor nas mãos, cerca de 40 crianças entre cinco e treze anos colocaram a criatividade em cena na oficina de desenho realizada pelo Clube do Assinante do jornal A Gazeta, em comemoração ao Dia das Crianças, próxima quarta-feira (12).

Antes de colocar os desenhos nas folhas, assistiram a uma apresentação para aprender a diferença entre charges e ilustração com os chargistas de A Gazeta e Na! Amarildo e Arabson, e os ilustrados da Redação Multimídia Integrada Genildo Ronchi e Marcelo Tavares.

“O desenho é a primeira expressão da humanidade e foi a primeira linguagem do ser humano, por meio das imagens nas cavernas e os rabiscos no chão. Hoje em dia as crianças também se expressam por meio do desenho, mesmo antes de falar as primeiras palavras. É o primeiro contato ao expressar seus sentimentos e a visão de mundo” explica Amarildo.

Nos papéis havia de tudo um pouco: animais, florestas, fadas, família e até reprodução de notícias. O pequeno Natan, de 6 anos, utilizou o papel para desenhar uma reportagem que ele viu pela televisão. A mãe Penélope Camero, assinante do jornal, diz que o gosto do filho pelo desenho vem desde cedo e elogiou a iniciativa. “O gosto dele por desenhar vem desde novinho e tem muita afinidade com o papel. A ideia da oficina é bem interessante, pois estimula a criatividade das crianças” disse Penélope que também levou a filha Betina.

Outra assinante que levou o filho para desenhar foi Camila Wandekoken, mãe de Caio. Para ela, a iniciativa relembra atividades infantis que ajudam no desenvolvimento das crianças. “Os profissionais mostram um outro lado de enxergar formas e decifrar riscos. Promover este tipo de atividade faz com a gente preste atenção em coisas que as vezes nem notamos. Além de resgatar a essência de brincadeira infantil nessa época de tecnologia onde eles estão sempre ligados em dispositivos”, destaca.

Há 23 anos como professor de artes, o ilustrador Genildo Ronchi, orienta estudantes do ensino fundamental e médio a usa grafismo do próprio aluno para desenvolver as habilidades e estimular a criatividade dentro da sala de aula. “É possível inventar coisas a partir de qualquer traço. É fascinante ver o que as crianças colocam no papel e a vontade de produzir algo próprio de ter autoria no trabalho. Praticando eles conseguem inspiração pra vida gráfica e artística que alguns podem ter”, refletiu.

Todos os pequenos que participaram da oficina levaram para casa uma caricatura exclusiva desenhada por Arabson e Genildo. Além de desenhar, as crianças ainda passearam pela empresa e conheceram a Redação Integrada Multimídia, o estúdio da TV Gazeta e a rádio Litoral FM, onde participaram ao vivo da programação. (Fotos de Letícia Siller e Letícia Soares)

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.