Rede Gazeta forma mais 10 jovens jornalistas no Curso de Residência

Durante três meses de imersão, os residentes conheceram os bastidores que norteiam a produção jornalística por meio de aulas, palestras, produção de conteúdos e apuração de notícias.

Por Eduardo Fachetti - atualizado em 16/02/2024 as 10:16

Fim de um ciclo! Após 3 meses de imersão nas rotinas dos veículos da Rede Gazeta, 10 jovens jornalistas estão, oficialmente, capacitados pelo 26º Curso de Residência em Jornalismo. A formatura da turma, na última sexta-feira (08), marcou o fim de mais uma edição do projeto que oferece a jovens profissionais e formandos uma experiência completa de vivência em A Gazeta, TV Gazeta, HZ, g1 ES, CBN Vitória e Estúdio Gazeta.

Na formatura, coube ao diretor de Jornalismo, Abdo Chequer, falar sobre os desafios da profissão. “O jornalismo atravessou uma séria crise de desacreditação. A disseminação de mentirar e as informações manipuladas confundiram a cabeça de uma parcela significativa da sociedade. Mas o jornalismo não morreu. A prova disso está aqui, bem diante dos nossos olhos, com nossos residentes que agora se formam”, frisou Abdo.

O diretor de Jornalismo lembrou, ainda, que hoje a Redação de A Gazeta e CBN Vitória é comandada por um ex-residente, Geraldo Nascimento (da turma de 2004), e outros jornalistas que passaram pelo programa hoje atuam em redações de todo o Brasil, como Raphael de Angeli (TV Globo), Camila Torres (Globo Recife), Guido Nunes (ex-Sportv), Andressa Zanandrea (UOL), entre outros.

Em 3 meses, os residentes de 2023 publicaram mais de 280 reportagens nos veículos da empresa, ajudaram a produzir mais de 30 matérias na TV Gazeta e colocaram no ar conteúdos de redes sociais que, até a última sexta-feira, haviam sido visualizados mais de 617 mil vezes. Ao todo, foram 372 horas de atividades práticas desenvolvidas.

Emoção

Em sua fala de entrega do projeto, o coordenador do curso e gerente de Comunicação Institucional da Rede Gazeta, Eduardo Fachetti, deu um conselho aos novos profissionais que desembarcam no mercado: “A vida muitas vezes nos ensina que precisamos ter muitas certezas, muitas respostas na ponta da língua, muita postura, que devemos agir como tratores. Mas não deixem de ser quem vocês são quando estão trabalhando. Certezas, postura e respostas não podem, em hipótese alguma, abrir um abismo entre quem vocês são dentro e fora do trabalho. A vida é uma só”, ressaltou.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.