A Gazeta lança Anuário 2015 no formato de revista e com versão digital gratuita

Publicação traz dados sobre o ES com reportagens e site especial no Gazeta Online

Por Ismael Inoch - atualizado em 24/08/2015 as 20:47

Divulgação

Divulgação

Anuário estará disponível a partir desta quarta (26)

A Rede Gazeta apresentou aos capixabas a 11ª edição do Anuário de A Gazeta, durante uma cerimônia para convidados na sede do grupo de comunicação, em Vitória, nesta segunda-feira (24). A publicação traz dados do Espírito Santo e tem o objetivo de funcionar como uma ferramenta de pesquisa sobre o Estado para atender setores como acadêmicos, empresariais, institucionais, políticos e outras áreas.

A versão impressa do Anuário tem formato de revista, com reportagens, e será distribuída exclusivamente para os assinantes nesta quarta-feira (26), junto com o jornal. O formato digital do documento estará disponível gratuitamente em um site especial do portal de notícias Gazeta Online, a partir do mesmo dia. Na versão da web, o material tem versões nos idiomas português e inglês.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Diretor de Mídia Impressa da Rede Gazeta, Álvaro Moura

Através do site do Anuário, o leitor poderá pesquisar as principais estatísticas dos municípios do Espírito Santo reunidas com a orientação de especialistas. A plataforma digital contemplará os indicadores das cidades, com dados que mostram a evolução histórica e o estágio atual de desenvolvimento social e econômico do Estado. Por lá, também será possível fazer buscas pelos temas e fazer comparações dos indicadores dos municípios, além de contar com quadros estatísticos, gráficos, textos e vídeos.

“A publicação só foi possível com a ajuda de todas as pessoas envolvidas com esse projeto e o esforço de entidades que colaboraram com a produção”, agradeceu o diretor de Mídia Impressa da Rede Gazeta, Álvaro Moura.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Diretor-geral da Rede Gazeta, Café Lindenberg

“A publicação se enquadra como mais uma ferramento de prestação de serviço, buscando estimular o desenvolvimento social e econômico. O documento é fonte de consulta para quem deseja conhecer e estudar o Espírito Santo”, completou o diretor-geral, Café Lindenberg.

Entre os temas apresentados pelo Anuário 2015 estão Frota, Segurança, Educação, Agricultura, População, Segurança, Finanças, Petróleo, PIB, Emprego e Renda, IDH e Saúde. “Somos um estado com grandes potencialidades. Não tenho pessimismo ao olhar o futuro e sem dúvidas, planejamos um novo salto para uma grande caminhada”, destacou o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, que esteve presente durante o lançamento.

Alguns dados extraídos do Anuário 2015:

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Governador do Espírito Santo, Paulo Hartung

Educação: O número de matrículas diminuiu nos últimos anos, indo de 959.997, em 2005, para 923.071, em 2014. Dentre os motivos está o grande número de jovens fora das salas de aula, especialmente no ensino médio.

Frota: Por dia, 284 novos carros chegam às ruas do Estado. De 2005 para cá, a frota passou de 753.475 para 1.716.482.

População: Dos 3,9 milhões de habitantes do Estado, 2,5 milhões vivem nas dez maiores cidades. O que leva a desafios que vão da área de saúde à atração de novos investimentos.

Saúde: Mortalidade infantil no Espírito Santo teve queda de 60% nas duas últimas décadas.

Segurança: O Espírito Santo finalmente saiu do ranking de Estados mais violentos. No primeiro semestre de 2015, houve uma redução de 15% dos homicídios.

Finanças: Para equilibrar o caixa, governo e prefeituras cortam gastos que não são essenciais, na tentativa de equilibrar o orçamento e evitar um rombo nas contas.

Petróleo: No ano passado foram produzidos 138.685.167 barris de petróleo, 18% a mais que em 2013. Até maio deste ano, a produção atingiu 59 milhões de barris, 16% a mais do que em 2014.

PIB: Setor industrial tem sido uma das principais alavancas de crescimento do Espírito Santo, segundo os indicadores financeiros. Somente a indústria extrativa avançou 6,4% em 12 meses.

Emprego e Renda: A crise fez com que, só no primeiro semestre deste ano, o estoque de emprego formal perdesse mais de 14 mil vagas, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego.

IDH: Apenas 6 dos 78 municípios capixabas ficaram com IDH acima da média nacional. No Espírito Santo, entre os melhores, Vitória lidera.
Agricultura: O agronegócio é responsável por 30% do PIB capixaba e pela maior parte dos postos de trabalho em 61% municípios.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.