Festa da Penha: veículos da Rede Gazeta marcam presença na maior festa religiosa do ES

Fé e devoção fizeram parte da programação da TV, dos sites e rádios do grupo, em uma cobertura que atingiu milhões de pessoas

Por Wanessa Eustachio - atualizado em 10/04/2024 as 12:07

Por mais um ano, as equipes da TV Gazeta, dos sites A Gazeta e g1 ES e da Rádio Gazeta acompanharam de perto todos os detalhes da maior celebração religiosa do Espírito Santo e 3ª maior manifestação mariana do Brasil, a Festa da Penha. As manifestações de fé tiveram seu ápice entre o sábado (06) e a segunda-feira (08), dias da Romaria dos Homens e da Missa de Encerramento, em Vila Velha.

Ao longo dos nove dias de festividades – já que as missas diárias em alusão à Nossa Senhora da Penha começaram no domingo de Páscoa, 31 de março – o evento atingiu marcos históricos. Estima-se que mais de 2,7 milhões de fieis estiveram presentes, com destaque para 1,2 milhão de pessoas na Romaria dos Homens.

A cobertura já é tradição na Rede de Gazeta por se tratar de uma homenagem à padroeira do Espírito Santo. O editor-chefe de Telejornalismo, Bruno Dalvi, destacou o compromisso do jornalismo em mostrar ao Estado e ao Brasil a identidade, as raízes culturais e as tradições do capixaba e ainda sobre a importância religiosa que move tanta gente.

“É uma cobertura grande, que envolve muita gente, muita tecnologia e que requer um planejamento longo. Nossas equipes empenharam-se em contar histórias de fé e devoção, mas foram além desse caráter religioso para mostrar a união de uma comunidade em torno de valores tão significativos para os capixabas. Nossos três telejornais (Bom Dia ES, Gazeta Meio Dia e Boa Noite ES) dedicaram boa parte de seu tempo a exibir conteúdos especiais de nossa maior festa mariana, que termina com a transmissão da missa de segunda-feira”, comentou Dalvi.

De acordo com o editor-chefe de Telejornalismo, a missa de encerramento, que este ano foi ancorada por Fabíola de Paula e Elton Ribeiro, é “uma transmissão muito esperada por pessoas de várias partes do Estado que contam conosco para estarem presentes na celebração”.

Transmissão ao vivo

No sábado, dia de Romaria dos Homens, um minitrio elétrico da Rádio Gazeta FM percorreu todo o trajeto entre a Catedral de Vitória e o Parque da Prainha junto com os fiéis, transmitindo ao vivo as preces e o sentimento dos fiéis que acompanhavam a imagem peregrina de Nossa Senhora da Penha entre a Capital e o município canela-verde. A Rádio Gazeta é um dos veículos mais tradicionais nesta cobertura, estando presente nas romarias desde os anos 1990.

O gerente de Operação e Produção, Carlos Gonzaga, contou que a Festa da Penha é uma data que faz parte do calendário do capixaba e já é esperada uma cobertura detalhada, como já ocorre há alguns anos. Para se ter uma ideia, somente o encerramento da festividade religiosa reuniu cerca de 250 mil pessoas no Parque da Prainha, em Vila Velha.

“É uma semana de festa e a TV Gazeta não podia ficar fora disso, com cobertura diária e com o encerramento, sendo o ponto alto com a transmissão da missa ao vivo. Isso tem uma importância muito grande para a TV, pois é mais uma forma de se conectar com o público capixaba, até porque a Festa da Penha, vai além das questões religiosas, uma vez que o Convento da Penha é o principal ponto turístico, carregado de histórias. Marcar essa data com uma cobertura especial é uma forma de ampliar o alcance não só para os capixabas, mas também levar essa festa para o Brasil”, detalhou Gonzaga.

Você pode rever toda a cobertura e programas especiais, confira:

  • O Em Movimento exibiu um programa especial da Festa da Penha, para contar histórias de pessoas conectadas à nossa Senhora da Penha de alguma forma, além de explorar as romarias que irão acontecer durante o período de festas. Clique aqui e reveja!
  • Histórias de fé. Devotos de Nossa Senhora relataram, em depoimentos para A Gazeta, momentos que marcaram as suas vidas com a graça da padroeira do Espírito Santo. Clique aqui e veja mais!
  •  Histórias de fé. Na Rede Social da Rede Gazeta você confere também depoimentos. Clique aqui e veja mais!
  • Reveja a Missa de encerramento no g1 ES: clique aqui!

 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.