Caminhada Medida Certa reúne capixabas em busca de novos hábitos

Por Comunicação - atualizado em 14/09/2016 as 15:36
foto: Rodrigo Pina

Márcio Atalla acompanhou os participantes da Caminhada Medida Certa

Márcio Atalla acompanhou os participantes da Caminhada Medida Certa

Márcio Atalla acompanhou os participantes da Caminhada Medida Certa

A abertura da Caminhada Medida Certa 2015 foi especial em Vitória. Na manhã deste domingo de Dia das Mães (10), a tradicional Rua de Lazer, na Praia de Camburi, na Capital, reuniu uma multidão. Segundo o Corpo de Bombeiros, seis mil pessoas estavam presentes na caminhada do quadro do Fantástico.

O preparador físico Márcio Atalla acompanhou a multidão durante todo o percurso, com largada próxima ao trevo de entrada da avenida Adalberto Simão Nader, sentido ao Píer de Iemanjá, cerca de 3 km pela orla. Para Atalla, começar a caminhada por Vitória é importante e não surpreende saber que a Capital é uma das mais ativas do Brasil, já que a cidade acumula um número muito grande de pessoas no evento.

Antes de começar o trajeto, aula de dança de alongamento para quem compareceu ao evento. Na largada, um incentivo para os presentes: praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável. “A dica principal é ser honesto com você mesmo e escolher uma atividade física e uma alimentação que faça parte de sua rotina é primordial. Para mudar hábitos é preciso ter regularidade e seguir devagar. A partir daí, as pessoas conseguem evoluir e chegar a resultados muito bons”, sugere.
Foi o que fez o vendedor Ronaldo Ferreira. Acima do peso e sedentário, aos 46 anos ele decidiu buscar uma forma saudável para viver. Além de emagrecer, Ronaldo deseja ainda reduzir taxas alteradas e ter uma vida com mais saúde. “Tomei uma iniciativa quando percebi que estava muito acima do peso e não conseguia fazer quase nada. Comecei com caminhadas leves e há alguns dias entrei na academia. Ainda falta muito, mas estou confiante que vou chegar até o meu objetivo com minha força e o incentivo das pessoas”, disse o vendedor que está em processo de emagrecimento.

Mulheres em forma

Os participantes puderam também conferir como anda a saúde, com medição de índice de massa corporal (IMC) e circunferência abdominal com a ajuda de profissionais do Serviço Social da Indústria (Sesi), parceiro da Rede Gazeta no evento. As crianças também tiveram um espaço especial para conferir como anda a saúde com a equipe da Pastoral da Criança. Ao todo, 1.137 pessoas mediram o IMC. As mulheres apresentaram melhores resultados entre os participantes atendidos:

– Com peso normal: 53% das mulheres e 40% dos homens;
– Com sobrepeso: 32% das mulheres e 41% dos homens;
– Obesos: 15% das mulheres e 19% dos homens.

foto: Bruna Borjaille

Para emagrecer a professora Fátima tem o apoio da família

Para emagrecer a professora Fátima tem o apoio da família

Para emagrecer a professora Fátima tem o apoio da família

A família da professora Fátima Rodrigues, marcou presença na caminhada. Ela, o marido e as três filhas conferiram as medidas e constataram que precisam manter os exercícios e adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Apesar de já iniciarem a rotina de exercícios físicos, ainda querem resultados melhores. “Precisamos emagrecer e, para isso, a gente pretende fazer uma alimentação mais balanceada e refeições regradas”, disse Fátima, que garantiu que o almoço comemorativo ao Dia das Mães será mais leve.

A caminhada Medida Certa continua em outros Estados. A próxima edição acontece em Goiânia, seguida de Manaus, Recife e São Paulo.

Medida Certa – o condomínio

Exibido aos domingos pelo Fantástico, o quadro ‘Medida Certa – o condomínio’ é um projeto de reprogramação do corpo idealizado pelo preparador físico Márcio Atalla a partir de exercícios físicos e reeducação alimentar. Este ano, o quadro ganha novidades: o objetivo agora é realizar uma intervenção no cotidiano de 90 moradores de um condomínio em São Paulo e promover uma transformação em seus estilos de vida. Dois grupos de 45 pessoas, vizinhos de blocos diferentes, vão disputar qual deles consegue emagrecer mais. Ao lado de Márcio, a atriz Fabiana Karla acompanha a evolução do processo incentivando a participação dos moradores. A rotina proposta para os moradores do condomínio estará disponível para o público através de aplicativo para as plataformas iOS e Android.

 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.