Criança Esperança 2017 ajudará quatro instituições capixabas

Campanha repassará recursos para um projeto de Vitória e três do interior do Estado

Por Rede Gazeta - atualizado em 13/04/2018 as 15:15

Sullivan Silva
[email protected]

O Criança Esperança chega a sua 32ª edição, e este ano propõe o tema “Sua esperança não está sozinha”, resgatando a consciência de união de esforços para o alcance de um objetivo maior. No Espírito Santo, quatro projetos receberão recursos da campanha da Rede Globo em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Cachoeiro de Itapemirim e de Ibitirama; o Lar Irmã Sheilla, em Colatina; e a Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci), de Vitória.

O Lar Irmã Sheilla participa pela primeira vez. O local existe há 54 anos e, hoje, atende 40 crianças e adolescentes que fazem de atividades de artesanato, esporte, aulas de reforço, além de receber alimentação e moradia.

Arquivo

Arquivo

Lar Irmã Sheilla, de Colatina, atende 40 crianças e adolescentes e é um dos projetos do Estado que participam da mobilização

A vice-presidente e diretora da instituição, Sheilla Guerra, conta que o dinheiro será convertido para a construção de uma sala de informática e a aquisição de uma van. “Esse dinheiro vai ser muito bem aproveitado, porque quando as crianças precisam fazer algum trabalho escolar, elas dividem o computador do escritório. Hoje temos uma Kombi, e a van vai dar maior conforto para aos passeios e as idas para a escola”, disse.

Outra instituição beneficiada no Estado é a Acacci que fica em Jardim Camburi, Vitória. A Acacci atende crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Muitos vêm de lugares distantes, como o interior do Espírito Santo, Sul da Bahia e Norte de Minas Gerais.

Ligue

É o segundo ano que a Acacci participa do Criança Esperança. A primeira vez foi em 2013. Com os recursos da campanha de 2017, a instituição irá manter a Casa da Família, espaço criado para oferecer hospedagem e alimentação para crianças e adolescentes em atendimento e seus familiares.

“Participar do Criança Esperança é muito importante porque dá uma visibilidade grande ao nosso trabalho. As pessoas conhecem e ajudam mais”, disse Silvia Neves Zouain, coordenadora técnica da Acacci.

Edital

Para receber os recursos do Criança Esperança, as instituições, todas elas organizações não governamentais (ONGs), foram selecionadas pela Unesco por meio de edital público.

Segundo Marlova Jovchelovitch Noleto, diretora da área programática da Unesco, os valores serão repassados em parcelas. “Os projetos devem começar a receber os recursos após a assinatura dos contratos, que terão início em janeiro de 2018 e são por um período de 12 meses”.

Programa de TV debaterá educação e diversidade

Rede Globo

Rede Globo

Gravação do programa “Diálogos da Esperança”, comandado por Pedro Bial

Educação e diversidade são temas de dois programas que abrem a campanha 2017 do Criança Esperança. “Diálogos da Esperança – Como vai você jovem brasileiro”, comandados por Pedro Bial, tem previsão para irem ao ar amanhã e no dia 30 de julho na GloboNews.

Tábata Amaral de Pontes, fundadora do mapa da educação, Ricardo Henriques, ex-secretário de Estado nas áreas de educação e direitos humanos, Gina Vieira da Ponte, professora especializada em desenvolvimento humano e Gelson Henrique, embaixador do Youth for chance and action debateram o primeiro tema.

O segundo programa debateu diversidade. Gabriela Moura, do coletivo Não me Khalo, o youtuber Murilo Araújo, a mobilizadora social Bruna Waitman e o professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro André Lázaro deram luz, ao lado de Bial, a questões como racismo, identidade de gênero e deficiência.

Seleção

“Quatro atenderam aos critérios”, disse a diretora da Unesco, Marlova Jovchelovitch, que gerencia a equipe que escolhe os projetos.

Como as instituições são escolhidas?

As instituições são organizações não governamentais (ONGs) selecionadas pela Unesco por meio de processo seletivo, com edital público, baseado num conjunto de critérios transparentes e amplamente divulgados para a sociedade.

Quantas instituições se inscreveram no Espírito Santo?

Vinte e seis. Quatro delas atenderam aos critérios e foram selecionadas.

Quando os projetos começam a receber os recursos?

Os recursos são repassados de acordo com contrato firmado entre a Unesco e as instituições selecionadas, sempre em parcelas, com a obrigatoriedade de periódicas prestações de contas. Os projetos devem começar a receber os recursos em janeiro de 2018, por um período de 12 meses.

A campanha

Com 32 anos, o Criança Esperança já arrecadou mais R$ 330 milhões em doações foram investidos em mais de 5 mil projetos.

Como doar

Site

A arrecadação do Criança Esperança 2017 pelo telefone começa no final de julho. Por enquanto, doações podem ser feitas no site: criancaesperanca.com.br.

Instituições participantes do Espírito Santo

Cachoeiro de Itapemirim
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Ibitirama
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae)

Colatina
Lar Irmã Scheilla

Vitória
Associação Capixaba contra o Câncer Infantil (Acacci)

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.