Janc expõe 40 anos de charges e caricaturas publicadas em A Gazeta

Exposição ‘De Chiquinho a Paulo Hartung’ começa nesta quinta-feira (1º)

Por Ismael Inoch - atualizado em 15/09/2016 as 11:43

A exposição será realizada na Casa da Memória, em Vila Velha

A história do Espírito Santo e do Brasil contada por meio de charges e caricaturas. O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha abre a inédita exposição “De Chiquinho a Paulo Hartung”, nesta quinta-feira (1º), na Casa da Memória de Vila Velha, às 19 horas. A mostra traz charges e caricaturas do jornalista e chargista José Antônio Nunes do Couto (Janc), publicadas em A Gazeta nas décadas de 60, 70, 80 e 90. O jornal completa 88 anos no próximo dia 11 de setembro e acolhe a mostra como parte das comemorações do aniversário.

“O desenho do chargista é capaz de dizer a verdade. Os temas dos trabalhos antigos são semelhantes aos que ainda vivemos. As críticas são atuais. São problemas de corrupção, custo de vida, violência e outras dificuldades. Tem charge que se fosse publicada hoje funcionaria da mesma forma”, explica o autor Janc.

O profissional trabalhou na redação do jornal durante quase 40 anos e, atualmente, também é conhecido pelo trabalho que desenvolve com a organização da Copa A Gazetinha. “O jornal melhorou muito. A Gazeta acompanhou a evolução dos processos de inovação. Sinto-me feliz e orgulhoso por ter participado dessa história”, comemora.

Os principais momentos da política, do cotidiano das cidades, da economia e do esporte vão ser retratados na exposição, que reúne um acervo de publicações que compreende 40 anos da história dos capixabas. Com muita criatividade e humor, a mostra será uma oportunidade de relembrar fatos importantes e também de personagens que marcaram aquelas décadas.

O jornalista e chargista Janc conseguiu separar parte do acervo de mais de 2 mil charges e caricaturas do seu arquivo. Quando começou a fazer charges no jornal A Gazeta, o governador do Espírito Santo era Francisco Lacerda de Aguiar, o governador Chiquinho. O jornalista Janc enfrentou as dificuldades para publicar as charges durante a Ditatura Militar.

“Era muita censura. Para começar, eu fazia uma autocensura, separando o assunto que podia e o que não podia ser abordado. Depois do trabalho pronto, passava pela censura do editor-chefe, que às vezes vetava e eu tinha de fazer tudo de novo”, lembra Janc. Mesmo assim, ele conseguia driblar as proibições e chegou a publicar vários trabalhos envolvendo a Revolução, como o que aborda a passagem do ano de 1964 para 1965. Outro episódio histórico foi retratar o discurso da visita ao Estado do presidente da República Castelo Branco.

No dia da visita do presidente da República, o jornal A Gazeta, que fazia uma série de denúncias contra o então governador do Estado, publicou um caderno especial mostrando as possíveis corrupções promovidas pela administração do governador Chiquinho.

A exposição vai até o próximo dia 25 de setembro. A Casa da Memória de Vila Velha tem entrada gratuita e funciona de segunda a sexta-feira de 8h às 17, sábados, domingos e feriados, de 8h às 14h.

Exposição:

De Chiquinho a Paulo Hartung
Charges e caricaturas do Janc
Período: De 1ª a 25 de setembro de 2016
Local: Casa da Memória da Vila Velha, rua Luciano das Neves, 44, Prainha de Vila Velha.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.