Katilaine Chagas leva o primeiro lugar no prêmio Adepes de Jornalismo

A reportagem “De alma e corpo na própria identidade” relatou os preconceitos enfrentados por transexuais

Por Caroline Mauri - atualizado em 08/12/2017 as 14:45

A repórter Katilaine Chagas, do jornal A Gazeta, ficou com o primeiro lugar do Prêmio de Jornalismo da Associação dos Defensores Públicos do Espírito Santo (Adepes), na categoria Jornalismo Impresso, na premiação desta quinta-feira (07).

Na reportagem “De alma e corpo na própria identidade”, ela relatou os preconceitos enfrentados por transexuais na luta por reconhecimento social, além da dificuldade em conseguir tratamento hormonal e vaga no mercado de trabalho do Estado.

“Simbolicamente, é muito importante publicar e premiar uma matéria que aborda as demandas de mulheres e homens trans, porque isso é reconhecer o direito delas e deles de serem respeitados como eles e elas se sentem e se reconhecem”, contou Katilaine.

– Reportagem: De alma e corpo na própria identidade

Além dela, o jornal foi o grande campeão da noite na categoria, conquistando também as outras duas colocações. Em segundo lugar, os repórteres André Rodrigues, Eduardo Dias e Natália Bourguignon contaram o drama de crianças e adolescentes que são abusados sexualmente nas escolinhas e categorias de base do futebol na reportagem “Abuso sexual: inocência perdida no futebol”.

– Reportagem: Abuso sexual: inocência perdida no futebol

Em terceiro, a repórter Maíra Mendonça trouxe a de Arthur na reportagem “Luta na Justiça: adolescente recorre ao Judiciário para trocar de nome e de gênero”, que aos 16 anos tornou-se o primeiro menor de idade a ser atendido pela Defensoria Pública do Espírito Santo com o objetivo de tornar seu nome social reconhecido pela Justiça.

– Reportagem: Luta na Justiça: jovem recorre ao Judiciário para trocar de nome e de gênero

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A equipe da redação: Eduardo Dias, André Rodrigues, Filipe Souza, Natalia Bourguignon, Rhayan Lemes, Maíra Mendonça e Katilaine Chagas na premiação

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.