Lançamento do Viradão Vitória com apresentação do app da TV Gazeta

Confira data e programação do evento marcado para 12 e 13 de setembro

Por Ismael Inoch - atualizado em 27/08/2015 as 18:04

Guilherme Marchetti

Guilherme Marchetti

Coletiva de imprensa para apresentação do Viradão Vitória

A Rede Gazeta foi palco para o lançamento da 2ª edição do Viradão Vitória, nesta quarta-feira (28). O evento já tem data para acontecer e está marcado para os próximos dias 12 e 13 de setembro, quando a Capital do Espírito Santo recebe 24 horas de programação cultural, em vários pontos da cidade e em especial no Centro. Teatro, dança, música, cinema, intervenções artístico-urbanas são algumas das atrações. A cantora de MPB Roberta Sá está entre os shows confirmados pela organização. Além das atrações nacionais, também haverá apresentações de produções cinematográficas.

Guilherme Marchetti

Guilherme Marchetti

Diretores da Rede Gazeta com prefeito de Vitória e Secretárias de Cultura e Comunicação

O Viradão Vitória é uma promoção da TV Gazeta com realização da Prefeitura de Vitória. O festival faz parte das comemorações do aniversário da cidade que completa 464 anos no mês de setembro. “No final de semana do evento, nós vamos lançar o aplicativo da TV Gazeta para dispositivos móveis. A ocasião vai proporcionar a colaboração do público telespectador com a cobertura do Viradão”, adianta o diretor-executivo da emissora, do G1/ES e GE/ES, Celso Guerra. “A equipe de desenvolvimento já testou e fez adaptações para que o app funcione tanto no sistema operacional Android como no iOS”, completou o supervisor de operações, Rodrigo Matos.

Guilherme Marchetti

Guilherme Marchetti

Coletiva teve apresentação do Grupo Vocal Mucane (Museu do Negro)

O festival tem o formato semelhante ao da Virada Cultural Paulista. Em 2014, a primeira edição reuniu mais de 30 mil pessoas que participaram e curtiram a programação. A expectativa é de que neste ano o número cresça para 40 mil. A proposta do evento é democratizar o acesso à cultura, usando espaços não tradicionais para espalhar a produção artística local.

As apresentações do Viradão Vitória serão distribuídas ao longo do corredor cultural do Centro Histórico, entre a Casa Porto das Artes Plásticas e a praça Oito, na avenida Jerônimo Monteiro, praças Costa Pereira e Ubaldo Ramalhete, a clássica rua Sete de Setembro e o Parque Moscoso, novidade no trajeto da virada deste ano.

“Trabalhamos muito pela revitalização do Centro de Vitória e o Viradão Vitória é uma das ferramentas para que isso aconteça. Para compartilhar tudo da programação, a Prefeitura vai instalar sete pontos de internet sem fio (wi-fi) no trecho onde serão apresentadas as atrações”, destaca o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

Além da oportunidade de ver o que é produzido na cena cultural do Estado, o público vai conferir outras duas atrações de artistas convidados: Mundo Livre S/A, um dos expoentes do Mangue Beat, movimento cultural surgido no Recife (PE); e banda Brasilidade Geral, que reapresenta os ritmos brasileiros, como o xaxado e a bossa nova, com uma sonoridade criativa e original.

O Festival de Cinema de Vitória, ex-Vitória Cine Vídeo, também está na programação do Viradão Vitória, com a exibição de filmes selecionados especialmente para o evento, além da programação musical do lounge criado especialmente para o evento, anexo ao Theatro Carlos Gomes, local onde acontece a mostra.

SEMC15_025 - MAPA-01

Veja como fica a estrutura do Viradão Vitória

Trânsito

A partir das 20 horas do dia 11 de setembro, a rua Sete de Setembro será interditada no trecho compreendido entre as ruas Basílio Daemon e Coutinho Mascarenhas. A rua Coutinho Mascarenhas será interditada apenas no trecho que margeia a praça Ubaldo Ramalhete.

No sábado (12), o trânsito no Centro ficará interditado das 14 horas até as 20 horas de domingo (13) na avenida Jerônimo Monteiro e nas ruas Gonçalves Dias e Barão de Itapemirim, sendo desviado para a avenida Princesa Isabel.

Os veículos não poderão circular em torno da praça Costa Pereira, bem como no trecho da Barão de Itapemirim, que dá acesso à praça. A rua Rua Gonçalves Dias, que liga a Princesa Isabel à Jerônimo Monteiro, também será interditada.

Já a avenida Getúlio Vargas terá duplo sentido de circulação e ligará a avenida Governador Bley à Jerônimo Monteiro, antes do trecho de interdição.

Táxis

Dois pontos de táxi, com 10 veículos cada, serão instalados especialmente para o Viradão Vitória: um na rua Duque de Caxias e outro na rua Marcelino Duarte, que estará interditada e funcionando exclusivamente como ponto de táxi. Os pontos das praças Oito e Costa Pereira não funcionarão durante o Viradão.

Ônibus

Para incentivar o público a não utilizar carro particular para se deslocar até o local do evento, a Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) irá disponibilizar uma linha especialmente criada para atender ao Viradão Cultural 2015. A partir das 16h30 do dia 12 de setembro, três ônibus farão trajeto saindo do Sambão do Povo até a Praça do Papa, com intervalos de 20 minutos entre cada viagem.

A partir das 23 horas, os intervalos passam a ser de 40 minutos e voltam a ser de 20 minutos das 8 horas do dia 13 de setembro (domingo) até o final do evento. Assim, quem quiser ir de carro pode deixar o veículo nos bolsões de estacionamento na Praça do Papa ou no Sambão do Povo e utilizar o transporte píblico disponibilizado exclusivamente para o evento. O coletivo terá cobrança de passagem normal.

Bicicletas

Com a proposta de incentivar as pessoas a usar suas bicicletas para chegar ao evento, serão instalados paraciclos em vários pontos do corredor cultural do Centro. Os usuários poderão deixar suas bikes em paraciclos na Casa Porto e nas praças Ubaldo Ramalhete, Costa Pereira (em frente ao Theatro Carlos Gomes) e Oito.

Food truck

Os participantes do Viradão Cultural terão a oportunidade de adquirir alimentos nos veículos food truck. Os proprietários desse comércio participaram de uma palestra com técnicos da Vigilância Sanitária de Vitória sobre boas práticas e manipulação de alimentos. A oportunidade serviu para esclarecimentos de dúvidas e troca de informações para atuar no evento. Os food trucks ficarão localizados na avenida Jerônimo Monteiro, entre a Escola Técnica Municipal Fafi e o Centro Cultural Sesc Glória.

Segurança

A Guarda Civil Municipal de Vitória vai reforçar o efetivo de agentes de proteção comunitária, que estarão presentes em todas as principais atrações do Viradão. Agentes de trânsito também atuarão nos pontos de interdição para orientar o trânsito e garantir o trânsito seguro dos pedestres.

Limpeza pública

A varrição diurna e noturna da cidade será mantida, além da lavagem do entorno do Theatro Carlos Gomes, calçadas e rua Sete, antes e após o evento.

Banheiros

O público que for conferir o Viradão Vitória vai contar com cerca de 60 banheiros químicos, espalhados por todo o trajeto do evento: Casa Porto, avenida Jerônimo Monteiro, lounge do Festival de Vitória e praças Ubaldo Ramalhete e Oito. Em cada um destes pontos terá um banheiro destinado para pessoas com deficiência.

Palcos

Os palcos estarão distribuídos da seguinte forma:

Casa Porto
Costa Pereira
Rua Sete
Lounge Festival de Cinema de Vitória (ao lado do Theatro Carlos Gomes)
Ubaldo Ramalhete
Praça Oito
Corredor Cultural Nestor Gomes
Mucane (apresentações no local)
Parque Moscoso

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.