30,7 mil atendimentos são realizados na 25ª Ação Global

Evento realizado em Cachoeiro de Itapemirim atraiu mais de 17 mil de pessoas

Por Caroline Mauri - atualizado em 29/05/2018 as 09:26

O sábado (26) foi de muita cidadania em Cachoeiro de Itapemirim. Ao todo, 30.731 atendimentos foram realizados na 25ª Ação Global, entre emissão de documento, serviços de saúde, educação e lazer. Mais de 17 mil pessoas participaram do evento, que contou com a ação de 750 voluntários.

Foto: TV Gazeta Sul

Foto: TV Gazeta Sul

Emily chegou 3h30 para conseguir tirar a carteira de trabalho

Para muitos, essa foi uma oportunidade única de ter acesso a diferentes serviços no mesmo local. A estudante Emily Zagotto, 16 anos, não perdeu tempo. Ela chegou às 3h30 da madrugada para tirar a Carteira de Trabalho na Ação Global e agora pode dar início a trajetória profissional. Assim como Emily, outras 2 mil pessoas solicitaram a emissão de documentos. Deste total, 1.420 foram de Carteiras de Identidade.

A Ação Global é uma parceria entre a Rede Globo e a Rede Gazeta com o Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi-ES). Para o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Mateus de Freitas, o tema desta edição “Educando para transformar” tem tudo a ver com os objetivos da entidade. “O Sesi foi criado para dar qualidade de vida para os trabalhadores da indústria, e isso impacta diretamente na sociedade. Um evento como esse, que acontece em rede nacional, é extremamente importante para mostrar qual é o nosso valor para a população. E é como fala o tema, educando, que conseguimos transformar nossa realidade”.

A editora-chefe de Jornalismo da TV Gazeta Sul, Raquel Marques, enxerga o evento como um presente no aniversário da emissora. “Neste ano, em que completamos 30 anos, é um orgulho para nós da TV Gazeta Sul trazer esta iniciativa de volta a Cachoeiro. Muitos têm aqui a oportunidade de usufruir de um serviço que não encontram no dia a dia”.

Foto: TV Gazeta Sul

Foto: TV Gazeta Sul

Dayana aproveitou o evento para fazer massagem pela primeira vez

Além de atividades relacionadas a cidadania, foram realizados atendimentos nas áreas de saúde, educação e qualidade de vida, entre outros. Entre as atrações estavam cortes de cabelo, aferição de pressão e glicose, aulas de informática, cursos de qualificação, atividades recreativas e muitos outros serviços.

A autônoma Dayana Cristina, de 33 anos, também esteve no local. Ela, que sofre com dores constantes, aproveitou o evento para receber uma massagem pela primeira vez. “Trabalho viajando e carrego muito peso, por isso sinto muita dor nas costas. Nunca fiz massagem, então vim pra ver se melhora”, disse. Já a auxiliar administrativa Elaine Barbosa, de 26 anos, aproveitou a oportunidade para fazer uma limpeza de pele. “Vim para buscar atendimento na área da saúde e completei com a limpeza. Essa ação tem que acontecer mais vezes, é muito importante”, concluiu.

Violência contra a mulher

Foto: TV Gazeta Sul

Foto: TV Gazeta Sul

O ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha também prestou atendimento às mulheres

O ônibus rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha também esteve no evento, levando mais segurança e informação para as mulheres. Lá elas puderam buscar ajuda e conhecer melhor a Lei Maria da Penha e a nova Lei 13.641, que prevê punição para o agressor que descumpre a medida protetiva. “A demanda para atendimento é muito grande e essas audiências são para diminuir esse alto número. Na próxima semana, por exemplo, estaremos realizando um mutirão em São Mateus. Esse evento é um momento onde todos terão direito igualitário, para facilitar e humanizar”, explicou a responsável pela iniciativa, a Juíza Drª Hermínia Azoury.

Confira mais fotos:

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.