Rede Gazeta lança Anuário 2018

Publicação traz Índice de Ambiente de Negócios do Estado

Por Carla Nascimento - atualizado em 07/08/2018 as 10:11

WhatsApp Image 2018-08-06 at 6.22.51 PM-1O jornal A Gazeta lançou nesta segunda-feira (06/8) o Anuário do Espírito Santo 2018. Neste ano, a publicação apresenta o Índice de Ambiente de Negócios do Estado, que é considerado um elemento-chave na definição de estratégias e na construção dos planejamentos socioeconômicos.

A pesquisa também está alinhada ao movimento “Somos Capixabas”, em comemoração aos 90 anos da Rede Gazeta. O evento de abertura foi realizado em Vitória. A identidade visual do movimento estava presente na decoração, pratos típicos da cultura capixaba foram servidos aos convidados e uma orquestra apresentou clássicos da nossa região.

O diretor-geral da Rede Gazeta, Carlos Fernando Lindenberg Neto, ressalta a importância do momento. “A Rede Gazeta completa 90 anos. Ao longo da jornada a empresa teve sempre o capixaba como protagonista da história. E uma das nossas ferramentas para caminhar lado a lado com a população do Estado, ajudando no que for possível para seu crescimento, é esta publicação. O Anuário 2018 mapeou as potencialidades dos municípios do Espírito Santo e construiu um importante indicador econômico: o Índice de Ambiente de Negócios” explicou.

O diretor-geral ressaltou ainda que a publicação reúne dados de órgãos de governo e o trabalho de apuração, que gerou um diagnóstico de cada cidade e contemplou oito importantes áreas, entre elas: capital humano, mercado, ambiente regulatório e infraestrutura. “Com isso, apresentamos um raio-X bastante expressivo da situação empreendedora do Estado. Mostramos inúmeros textos e gráficos de onde essas localidades avançaram e onde precisam investir para continuar a crescer. A versão digital traz ainda recursos extras, que permitem comparar as situações das cidades e chegar ao perfil detalhado de cada uma delas. Esse trabalho é ainda mais relevante neste momento do país, de dificuldades econômicas e incertezas políticas” destacou Carlos Fernando Lindenberg Neto.

Painel
WhatsApp Image 2018-08-06 at 6.22.51 PMNa ocasião, foi realizado um painel com o tema “ES: bom ambiente de negócios”, mediado pelo comentarista da CBN Vitória Gustavo Medina; além do historiador e comentarista da CBN Vitória, Fernando Achiamé; de Luiz Waner Chieppe, do ES em Ação; e do historiador Estilaque Ferreira.

Durante o painel, o historiador Estilaque Ferreira enfatizou que o Espírito Santo se destaca no cenário nacional. “O Espírito Santo tem uma economia essencialmente voltada para a exportação. Competimos no mercado nacional”.

Para Luiz Waner Chieppe, o ambiente de negócios no Estado é favorável. “A relação público e privado é boa. E a partir do social, podemos melhorar a economia. Esta consciência temos aqui no Espírito Santo”, comenta.

Fernando Achiamé ressalta a diversidade da população e da economia capixaba. “Somos o maior produtor de celulose do mundo e uns dos maiores produtores de aço. Mas é um Estado pequeno. É uma questão da excelência. Como não somos os maiores, temos de ser os melhores. Temos café gourmet, carne prêmio, entre outros produtos”, disse.

Publicação
O Anuário poderá ser comprado nas bancas por R$ 34,90 para não assinantes, enquanto assinantes pagam R$ 29,90 por exemplar. O conteúdo também ficará disponível em gazetaonline.com.br/anuario.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.