A Gazeta apresenta novo Conselho de Leitores para avaliar o trabalho do jornal

Cerca de 300 interessados se inscreveram para participar do grupo formado por oito integrantes

Por Ismael Inoch - atualizado em 21/11/2016 as 11:04

Está montado o grupo que vai sugerir melhorias, apontar erros e contribuir com as publicações do jornal. O novo Conselho de Leitores de A Gazeta é composto por oito integrantes que além de ficar de olho no impresso, também será responsável por acompanhar o trabalho editorial do Gazeta Online. Antes de iniciarem a avaliação, eles vão conhecer a dinâmica dos encontros realizados uma vez por mês.

A seleção para a nova turma que atuará em 2017 recebeu 300 inscrições. O processo seletivo compreendeu no envio de dados pessoais e, posteriormente, seleção para entrevistas presenciais. A proposta é formar um grupo heterogêneo, composto por leitores com diversas idades, endereços, profissões, religiões e outros hábitos.

Esse será o quinto grupo montado para o Conselho. A implantação do Conselho de Leitores é um dos instrumentos de autorregulamentação sugeridos pela Associação Nacional de Jornais (ANJ). Entre as regras para participar estão critérios como: ter mais de 16 anos e não estar vinculado a nenhuma empresa jornalística ou partido político. Todos os escolhidos ganham uma assinatura anual de A Gazeta e acesso ao Gazeta Online. Durante 30 dias, eles acompanham as publicações e na reunião mensal apresentam as considerações que fizeram durante o período. O trabalho é voluntário.

Conheça os conselheiros

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Joel Rodrigues Pacheco

Joel Rodrigues Pacheco tem 66 anos, é formado em Eletrotécnica e desenvolve atividades relacionadas ao RH, como treinamento de pessoas. O conselheiro é aposentado, católico e exerce trabalho voluntário. “Eu leio o jornal e, mesmo não sendo conselheiro ainda, já costumo enxergar coisas que poderiam ser mudadas por lá”, explicou.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Carlos Gabriel Arpini

Carlos Gabriel Arpini tem 35 anos, é formado em Economia, atua como analista de sistemas e é católico. A principal fonte de informações dele é a internet, por onde acessa sites de notícias. “Sou bastante crítico e consigo perceber que, vez ou outra, o jornal sai do tom. Acredito que posso ajudar a apontar quando isso acontecer”, disse.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Elaine Cao

Elaine Cristina Cao tem 33 anos e é secretária executiva, com bacharel em secretariado. A conselheira é espírita. Prefere assuntos de Política e Economia. “Acho que posso trazer uma visão do outro lado como leitora”, afirmou.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Henrique Romero

Henrique José Romero Filho tem 37 anos, é teólogo e pastor de igreja evangélica, além de tradutor do idioma grego. Trabalha como voluntário na humanização de ambientes em abrigos e creches. Acompanha notícias pela internet e redes sociais. “Gosto muito de ler e vou entrar no grupo para ajudar com a avaliação do jornal”, disse.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Regina Lengruber da Silva

Regina Lengruber Da Silva tem 45 anos é formada em Farmácia e trabalha como perita criminal federal em laboratório. Acompanha notícias pelo Gazeta Online durante a semana e no sábado e domingo é assinante do jornal. A conselheira é católica e canta na igreja. “Eu gosto de desafios como esse para avaliar e dar opiniões”, destacou.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Eric Vinicius Santa Clara Silvano

Eric Vinicius Santa Clara Silvan tem 25 anos, é servidor público em uma escola estadual. Evangélico, ele faz leitura de A Gazeta, além de sites de notícias como o G1/ES, Terra e Globo.com. Na igreja participa de atividades desenvolvidas com jovens, curte as horas vagas com a família e joga futebol. “Gosto de acompanhar o trabalho do jornalismo. Às vezes, eu leio algo e já percebo como o jornal poderia melhorar nisso ou naquilo”, pontuou.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Ana Paula Costa de Oliveira

Ana Paula Costa tem 26 anos, é advogada e atua em diversas áreas. É leitora de jornal impresso e acompanha sites de notícias. A jovem é cristã, participa Conselho de Comunidade (Serra) e é integrante da comissão de direitos humanos da OAB, na mesma cidade. “Gosto de participar dessas atividades de avaliação, acredito que pode agregar tanto para o jornal quanto para mim”, disse.

Arquivo pessoal

Arquivo pessoal

Leonardo Dadalto

Leonardo Dadalto tem 36 anos, é formado em Economia e trabalha no Tribunal de Contas do Espírito Santo. Ele é espírita e presta ajuda voluntária em uma creche. Faz leitura de Jornais, de revistas e de notícias em sites. Gosta de videogame, filmes e séries. “Posso ajudar a sociedade a ter um produto melhor com o trabalho da imprensa. Também posso contribuir com o jornal ao enxergar a mesma informação de outra forma. Sou crítico, mas sem radicalismo”, destacou.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.