A Gazeta combate desinformação com projeto nas escolas capixabas

Projeto "Informação de Verdade" já passou por quatro instituições de ensino da Grande Vitória e do interior

Por Victor Mattedi - atualizado em 19/09/2022 as 11:15

O projeto de A Gazeta, Informação de Verdade, está passando pelas escolas capixabas com um saldo positivo no combate à disseminação de desinformação – ou as “notícias” conhecidas como fake news. Entre 47 instituições que se inscreveram no projeto, 5 foram selecionadas para receber as oficinas elaboradas por jornalistas de A Gazeta. As visitas começaram em 19 de agosto e 4 escolas já receberam o conteúdo.

Para a coordenadora do Núcleo de Conteúdos Especiais, Joyce Meriguetti, considera que as oficinas vieram em bom momento, uma vez que o período eleitoral tende a lançar muita desinformação na população. “No período eleitoral, os conteúdos falsos se proliferam com grande intensidade. Queremos fazer esse alerta aos jovens e convidá-los a serem também ‘caçadores de fake news’. Todos podem ser disseminadores de mentiras ou podem ajudar a combatê-las. Quanto mais pessoas tiverem o olhar treinando para identificar conteúdos suspeitos e conhecimento sobre as ferramentas simples de checagem, maiores as chances de conseguimos quebrar a corrente da desinformação”, analisa.

A editora-chefe de A Gazeta, Elaine Silva, destaca que o jornalismo possui um inimigo em comum, que é a desinformação. “O projeto Informação de Verdade é quase a realização de um sonho. Nós jornalistas trabalhamos arduamente todos os dias para conseguir dar a informação verdadeira para nossos leitores. Nosso papel é clarear os fatos, jogar luz sobre o que muita gente não sabe. Esse é o começo de um projeto lindo e que vai trazer um impacto social importante não só para a A Gazeta, mas para todos os capixabas”, diz. 

As escolas que recebem o Informação de Verdade são: Colégio Estadual, no Forte São João; Colégio Salesiano, em Jardim Camburi e Escola Aflordízio Carvalho da Silva, no Bairro da Penha, em Vitória; Ifes de Itacibá, em Cariacica, e Centro Educacional Israel, em Guaçuí. Até agora, 4 das 5 oficinas já foram realizadas, transformando estudantes e checadores de desinformação. Parabéns pelo trabalho, pessoal! 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.