Caco Barcellos participa de Painel Cooperar 2018

Evento debateu a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico

Por Carla Nascimento - atualizado em 20/07/2018 as 18:59

Foto: Guilherme FerrariO jornalista Caco Barcellos esteve no auditório da Rede Gazeta, nesta sexta-feira (20), para participar do Painel Cooperar 2018.

Após a apresentação, que teve como tema “Inovação na produção colaborativa”, ele contribuiu com um debate sobre cooperativismo que reuniu representantes do Sistema OCB, da Unimed e do Sicoob ES. A mediação foi feita pela repórter de Economia e colunista de A Gazeta Beatriz Seixas.

Caco Barcellos falou sobre a importância da colaboração e relatou experiências que adquiriu nas gravações do programa “Profissão Repórter”, da TV Globo. “Retratar o universo da maioria é fundamental para retratar o quanto é cruel a injustiça econômica”, citou o jornalista.

O superintendente do Sistema OCB/ES, Carlos André Santos de Oliveira, deu ênfase à importância do modelo cooperativista. “O cooperativismo gera empregos, salários, trabalho e renda. São indicadores de crescimento sustentáveis, baseados em planejamento estratégico, gestão profissional, transparência”, afirma.

O diretor do Sicoob ES, Cleto Venturim, destacou a importância da união para o desenvolvimento econômico. “É um modelo de negócios que aproxima as pessoas. Eventos como este refletem o crescimento do cooperativismo no Estado”. Foto: Carol Mauri

O presidente da Unimed Federação ES, Alexandre Ruschi, também ressaltou o papel do cooperativismo na sociedade. “Ele tem como fundamento principal o compartilhamento das pessoas nas suas realizações. Se lembrarmos da profunda depressão econômica em 2008, as sociedades que tinham o cooperativismo como uma realidade importante, como a Espanha, foram as que menos sofreram”, destaca.

A revista especial do projeto será veiculada em A Gazeta, exclusivamente para assinantes, no dia 30.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.