Campeã do Carnaval vai ser divulgada na quarta-feira

Apuração será no Sambão do Povo a partir das 16h30

Por Lara Rosado - atualizado em 24/07/2019 as 13:09

Passados os desfiles das escolas de samba, a expectativa agora é para a apuração. Aliás, quem viu os componentes das escolas cantando e dançando ao som das baterias até consegue esquecer que cada uma das agremiações passa por uma comissão de jurados.

Neste ano, todos 27 avaliadores são do Espírito Santo. As notas dadas por eles serão divulgadas na próxima quarta-feira, a partir das 16h30, no varandão do Sambão do Povo, em Vitória. Segundo o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), Edvaldo Teixeira os jurados não têm ligação com nenhuma escola de samba do Estado, ao passo que têm afinidade com o quesito que avaliarão.

“Só foram convidadas pessoas que não têm ligação alguma com escolas de samba. Mas eles também foram escolhidos com base no conhecimento que têm para avaliar os quesitos. As baterias, por exemplo, foram avaliados por maestros”, explica Teixeira.

Outro ponto a ficar de olho durante a apuração é o sobe e desce das escolas: uma agremiação do Grupo Especial – que desfilou no sábado – será rebaixada para o Grupo A, e no ano que vem, desfila na sexta-feira.

Já no Grupo A, a movimentação é maior, já que duas escolas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e uma sobre para o Grupo Especial.

“Desta forma, temos uma nova configuração para os desfiles de 2020, quando sete escola farão parte do Grupo A e sete do Grupo Especial”, descreve o presidente da Liesge. Atualmente, oito escolas desfilaram pelo Grupo A e sete pelo Grupo Especial.

A apuração dos desfiles do Carnaval de Vitória é aberto ao público. Além disso também será transmitido, ao vivo, pelo portal Gazeta Online.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Sambão do Povo

A apuração dos desfiles será no varandão do Sambão do Povo, em Vitória, a partir das 16h30. O público pode participar. A entrada é franca.

Ao vivo
O portal Gazeta Online vai transmitir a apuração.

Jurados capixabas
Neste ano, pela primeira vez, todos os 27 jurados são do Espírito Santo. Nenhum deles tem contato com as escolas de samba do Estado.

Critérios a julgar

Os jurados tem conhecimento e relação com o quesito a ser avaliado. Por exemplo, as baterias foram avaliadas por músicos. Cada quesito conta com três jurados

Uma rebaixada
Dentre as sete escolas do Grupo Especial, a que somar a menor quantidade de pontos será rebaixada para o Grupo A

Duas rebaixadas
Entre as escolas do Grupo A duas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso

Sobe uma escola
A escola do Grupo A que somar o maior número de pontos será subirá para o Grupo Especial.

Nova configuração
Com essa movimentação de escolas que sobem e descem, no carnaval de 2020 tanto o Grupo Especial, quanto o Grupo de Acesso terão sete escolas. Atualmente, o grupo que desfila no sábado tem sete e o outro oito agremiações.

Com informações de Beatriz Marcarini

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.