Carol Barcellos compartilha experiências radicais em aula inaugural do Curso de Residência em Jornalismo

A repórter e apresentadora da Rede Globo apresentou a palestra “Não acredite em limites”

Por Ismael Inoch - atualizado em 21/09/2015 as 10:32

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Carol Barcellos no auditório da Rede Gazeta

A Rede Gazeta abriu a programação do Curso de Residência com a apresentadora e repórter do “Planeta Extremo” da TV Globo Carol Barcellos, nesta segunda-feira (14). A convidada compartilhou experiências com os 15 aprovados, durante a aula inaugural aberta ao público no auditório da sede do grupo de Comunicação, em Vitória, com a apresentação da palestra “Não acredite em limites”.

“O jornalismo é um bem impalpável, mas que faz bem ao desenvolvimento da democracia. Nosso trabalho deve ser feito com coragem para denunciar as mazelas e fazer com que as pessoas tenham uma vida melhor”, destacou o diretor de Jornalismo da Rede, Abdo Chequer, ao receber os participantes durante o encontro.

Aula inaugural do 18º curso de residência

Aula inaugural do 18º curso de residência

Aula inaugural do 18º curso de residência

Na água, no gelo, em escalada ou corrida, Carol Barcellos exibiu reportagens que marcaram sua trajetória no Jornalismo. “Vivemos situações extremas e quando ficamos com medo a equipe envolvida com a pauta nos encoraja a superar”, explicou ela.

Nem de desastres naturais ela escapou. A jornalista também ficou marcada na memória dos telespectadores ao participar da cobertura do terremoto no Nepal, em maio deste ano. Na ocasião, a pauta da matéria era outra quando a repórter foi surpreendida pelo desastre natural. A equipe do “Planeta Extremo” mudou a rotina do trabalho, continuou no local e a Globo foi a primeira emissora do planeta a cobrir ao vivo o episódio.

Reprodução/TV Globo

Reprodução/TV Globo

Carol Barcellos durante cobertura do terremoto no Nepal

“Sempre seremos criticados em nossa carreira. Isso é natural. Fui criticada com o trabalho no Nepal. Eu tive medo e essa foi a minha reação. Todo mundo sente medo e ninguém tem o coração preparado para cobrir tragédias. Mas depois disso tudo, eu me sinto mais limitada a criticar o trabalho de qualquer pessoa”, disse Carol que destacou acreditar em um trabalho humanizado quando o assunto é jornalismo.
Carol Barcellos também respondeu as perguntas feitas pelos residentes e posou para fotos com a turma. “Meu ídolo no esporte é Ayrton Senna”, “admiro os textos de Pedro Bassan e Pedro Bial” e “não, não sou filha de Caco Barcellos”, estiveram entre as respostas dadas pela jornalista durante a aula inaugural.

“Ela é muito corajosa e destemida. Um exemplo de como o jornalismo deve lidar com situações extremas”, disse a residente Brunela Ribeiro. “Durante o Curso pretendo lidar com o jornalismo de todas as formas possíveis”, espera o residente Thiago Reis Sobrinho.

Bruna Borjaille

Bruna Borjaille

Turma de residentes com Carol Barcellos na aula inaugural da 18ª edição do Curso

Os 15 aprovados que formam a nova turma são do Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal. O grupo foi selecionado após aplicação de processo seletivo com prova e entrevistas individuais. Ao todo, cerca de 300 pessoas tentaram inscrição.

As aulas vão até o dia 03 de dezembro. Neste ano, as empresas apoiadoras do curso são Águia Branca, pelo terceiro ano consecutivo, e a Eco 101, pela segunda vez. O público poderá acompanhar a produção e o dia a dia dos residentes por meio de um blog no portal Gazeta Online, no endereço www.gazetaonline.com.br/residencia, e também os bastidores na página no Facebook (www.facebook.com/cursoderesidencia). O telefone de contato da organização é (27) 3321-8179.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.