Cesar Ibrahim fala sobre os desafios na educação de crianças e adolescentes

Psicanalista esteve na Rede Gazeta para o Encontros do Saber

Por Carla Nascimento - atualizado em 20/06/2018 as 15:38

Foto: Guilherme Ferrari

Foto: Guilherme Ferrari

Evento reuniu dezenas de pessoas

Nos últimos anos, o modelo de família mudou e a relação entre pais e filhos também. Estabelecer limites e contribuir para a formação de futuros cidadãos continua sendo uma difícil missão. Por isso, o tema “Desafios contemporâneos na educação de crianças e adolescentes” foi abordado na primeira apresentação do projeto Encontros do Saber.

Para falar sobre o assunto, o psicanalista Cesar Ibrahim, que atua no Rio de Janeiro, esteve no auditório da Rede Gazeta, nesta terça-feira (19). Até o final do ano, o público poderá acompanhar outras quatro apresentações: com a psicanalista Sandra Niskier Flanzer, em julho; a médica geriatra Tânia Guerreiro, em agosto; a antropóloga Mírian Goldenberg, em setembro; e a atriz e bailarina Micaela Góes, em outubro.

O Encontros do Saber é uma realização da Rede Gazeta, apresentado pela Revista AG, com curadoria da Casa do Saber Rio.

Durante a apresentação desta terça-feira (19), Cesar Ibrahim estimulou a reflexão sobre as mudanças comportamentais na sociedade nos últimos anos e o papel de pais e educadores na vida dos jovens. “É preciso que a gente entenda que crianças e adolescentes estamos construindo para o futuro da humanidade”, defende. Ele falou ainda sobre a dificuldade para lidar com as frustrações. “A gente espera que o mundo funcione à imagem e semelhança da nossa expectativa, mas não é assim que ocorre”, ressalta.

Foto: Guilherme Ferrari

Foto: Guilherme Ferrari

Letícia Lindenberg, Cesar Ibrahim, Adriana Zebulun e Mariana Perini

A diretora de Transformação da Rede Gazeta, Letícia Lindenberg, afirma que o resultado superou as expectativas.  “Os palestrantes oferecem conteúdo diferenciado que ajudam a debater temas da contemporaneidade. A expectativa é que cada vez mais pessoas se interessem pelos eventos, a medida que eles acontecem. As palestras estimulam reflexões muito presentes no dia a dia das pessoas”, afirma.

A editora da Revista.AG, Mariana Perini, fala sobre o evento:”O projeto da Rede Gazeta com a Casa do Saber Rio chegou como um presente para a equipe da Revista.AG, que acaba de completar 10 anos. Ficamos superanimados em saber que a Revista.AG seria a anfitriã desse encontros de altíssimo nível. E o melhor é que teremos mais quatro Encontros do Saber, com profissionais extremamente qualificados na área em que atuam. Serão verdadeiras aulas de conhecimento”.

A diretora-executiva da Casa do Saber Rio, Adriana Zebulun, diz que o resultado foi além do esperado. “O público é superqualificado. É muito bom proporcionar conteúdo, mas melhor ainda é sair da palestra com algo a mais, com novos questionamentos”, ressalta.

Público

Foto: Guilherme Ferrari

Foto: Guilherme Ferrari

Maria Valéria Gaudência

Dezenas de pessoas conferiram de perto o Encontros do Saber. Para a psicóloga Maria Valéria Gaudência dos Santos o debate foi positivo. “Concordo com tudo o que o palestrante colocou. Sou psicóloga, trabalho diariamente com adolescentes, e acho o tema pertinente principalmente para os pais”, opina.

Foto: Guilherme Ferrari

Foto: Guilherme Ferrari

Jackson Helleno e Virgínia Pelles

A sexóloga Virgínia Pelles também esteve presente na palestra. “Gostei muito. Tenho quatro filhos, e o palestrante conseguiu pontuar situações que as famílias vivem diariamente”, diz.

“Achei sensacional a palestra. Gostei, principalmente, quando ele deu ênfase às dificuldades relacionadas à adolescência”, completa o gerente de TI Jackson Helleno.

Foto: Guilherme Ferrari

Foto: Guilherme Ferrari

Lúcia Bermudes Medina

A funcionária pública Lúcia Bermudes Medina avaliou a experiência como positiva. “Concordo com tudo o que o palestrante disse, principalmente, no que diz respeito à necessidade de impor limites aos filhos. É de visceral importância impor limites, senão, teremos tiranos no futuro”, acrescenta.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.