Corrupção e Operação Lava Jato são tema da prova de seleção para Curso de Residência em Jornalismo

Candidatos participaram de coletiva com delegados que acompanharam as investigações

Por Ismael Inoch - atualizado em 13/04/2018 as 14:57

A sede da Rede Gazeta, em Vitória, recebeu universitários, jornalistas e recém-formados em outros cursos na primeira etapa do processo de seleção para o Curso de Residência em Jornalismo, nesta segunda-feira (07). Candidatos do Brasil afora encararam uma prova com questões de múltipla escolha e na sequência participaram de uma coletiva de imprensa com o tema que interessa o país inteiro: “O combate à corrupção e a Operação Lava Jato”. A dupla de entrevistados estava composta por delegados federais que acompanharam nas investigações.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Márcio Anselmo e Luciano Flores

Quem falou sobre o assunto foi o corregedor da Polícia Federal no Estado, o delegado Márcio Anselmo, que atua na área de crimes financeiros, lavagem de dinheiro e combate à corrupção. O convidado destacou a relevância do tema, a necessidade de uma imprensa livre e o apoio da sociedade no combate a crimes desse gênero. “É um trabalho árduo, levando em conta o tamanho da corrupção no Brasil. No início da Operação Lava Jato descobrimos pessoas especializadas no assunto”, lamentou o delegado que presidiu a investigação originária da operação e trabalhou nela até o último mês de abril.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Prova foi no auditório da Rede Gazeta

Junto ao policial também estava o delegado regional executivo da Polícia Federal no Estado, Luciano Flores de Lima, que também participou da Operação. “A corrupção hoje é o maior problema do Brasil e os efeitos gerados por ela são evidentes. A maioria das verbas desviadas prejudica a saúde, a educação e a infraestrutura do país que encara problemas até de saneamento básico”, destacou o convidado que atua nas áreas de cooperação internacional, crimes financeiros, lavagem de dinheiro e combate a corrupção.

Os dois apresentaram dados da corrupção no Brasil e na sequência responderam às perguntas feitas pelos candidatos. Cada participante deveria elaborar uma matéria com o tema apresentado.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Philipe Rabelo

A primeira parte da prova foi composta por 30 questões distribuídas em conteúdos sobre conhecimentos gerais, português e Jornalismo. “Achei a prova tranquila, inclusive, as questões sobre o Espírito Santo. Eu cheguei ao Estado um dia antes para acompanhar as notícias da região”, contou o universitário Philipe Rabelo, 24 anos, que veio do Rio de Janeiro para tentar uma vaga.

Ismael Inoch

Ismael Inoch

Aloma Maria Carvalho

“É minha primeira coletiva de imprensa. Fiquei sabendo do curso e do processo seletivo pelo Facebook ao ver a notícia compartilhada por colegas de profissão”, revelou a jornalista Aloma Maria Carvalho, 23, que também veio do Estado carioca.

Teve candidato que sempre pensou em fazer Comunicação e veio tentar uma oportunidade por aqui. “Sou formado em Ciências Econômicas e achei a prova tranquila. Na época de escolher a faculdade, jornalismo estava entre as opções e talvez essa seja a chance de eu conseguir engajar na área”, torce o Humberto Filipe Duarte, 24, que mora em Viçosa.

Humberto Filipe

Humberto Filipe

Humberto Filipe

Quase metade dos inscritos era de fora do Espírito Santo. Quem chegou antes do dia da prova conseguiu até fazer turismo. “Vitória é bonita e o clima agradável. Deu tempo de eu visitar o Centro, o Palácio Anchieta e a Catedral. Essa volta, inclusive, ajuda a entender melhor o Estado. Achei a prova justa”, pontuou a estudante de jornalismo Aline de Souza, moradora de Sergipe.

Aline de Souza

Aline de Souza

Aline de Souza

O curso é gratuito para os aprovados e conta com patrocínio das empresas Águia Branca, Eco 101 e Vale. O programa é destinado aos universitários no último semestre de conclusão do curso de Jornalismo, ou relacionados à área de Comunicação, além de profissionais com até dois anos de formados.

Resultado

O resultado da prova da primeira etapa será divulgado no blog do curso no portal Gazeta Online, neste sábado (12), com a lista dos 30 aprovados para a segunda etapa do processo. A organização do curso entrará em contato com cada um deles para marcar uma entrevista individual com os candidatos que tiveram as maiores notas.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.