GazetaLab inaugura espaço de cocriação em parceria com universidades

Projeto da Rede Gazeta traz projeto multidisciplinar para elaboração de novos produtos e ideias

Por Comunicação - atualizado em 25/10/2016 as 10:48

Letícia Siller

Letícia Siller

Leticia Lindenberg e Heraclito Amâncio

Uma iniciativa que promove maior interação entre o mercado e as instituições acadêmicas no desenvolvimento de novos projetos. Esta é a proposta do GazetaLab, um espaço para a troca de experiências e desenvolvimento de projetos inovadores, envolvendo profissionais da Rede Gazeta e alunos de universidades e faculdades da Grande Vitória.

O projeto piloto será desenvolvido com alunos de graduação da Universidade Vila Velha (UVV). A parceria foi assinada nesta quinta-feira (19) pelo reitor da UVV, Heráclito Amâncio Pereira Junior, e pela diretora de Desenvolvimento Institucional da Rede Gazeta, Leticia Lindenberg, na sede do grupo de Comunicação, em Vitória. “Esta parceria significa uma oportunidade muito grande para os estudantes obterem informação e imediatamente aplicarem, o que gera conhecimento e habilidades que no dia a dia em sala de aula às vezes não acontece. A instituição acaba ganhando um aluno com alto potencial de criatividade e mais preparado para o mercado”, destaca o reitor.

No encontro também estavam o presidente da instituição de ensino, José Luiz Dantas, o diretor da UVV Business School, Jefferson Cabral, diretores, gestores e jornalistas da Rede Gazeta. O GazetaLab é o primeiro passo para um modelo de co-criação aplicado no grupo de comunicação. A expectativa é a expansão para outras áreas e segmentos da empresa. “Nada melhor que nos juntar às universidades para iniciar essa experiência. Acredito que teremos muitos ganhos para ambos os lados e, o melhor, ganhos para a sociedade que poderá usufruir de tudo o que vamos produzir”, aponta Leticia Lindenberg.

Durante dois meses, oito estudantes de diferentes áreas de formação vão sugerir e desenvolver novos produtos e ideias com o objetivo de otimizar a entrega de conteúdo no portal Gazeta Online, que será o primeiro veículo a testar o trabalho desenvolvido no GazetaLab. “Nossa proposta é aproximar o jornalismo da área acadêmica e buscar novos olhares, tendências e narrativas. Pelo perfil dos estudantes, creio que teremos um esforço para criar elementos interativos, e também para sair do discurso da problematização para buscar um discurso da solução. Quem vai ganhar mesmo é o leitor, o internauta” prevê o editor-executivo do site, Aglisson Lopes.

Letícia Siller

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Jefferson Cabral (diretor executivo da UVV Business School).

“É uma busca permanente da Universidade fazer uma aproximação com o mercado e permitir que os alunos vivenciem os problemas reais com prazos e entregas. Isso soma a formação profissional e social. Acredito que por ser piloto é uma semente que lançamos para colher frutos extraordinários”, disse Jefferson.

Sugerido pela Redação Integrada Multimídia, o primeiro tema estudado pelo grupo é “Vidas Secas”, explorado pelos veículos da Rede Gazeta como a maior estiagem da história que afeta comunidades do Espírito Santo ao longo dos últimos anos.

O grupo multidisciplinar é formado por acadêmicos das áreas de Geologia, Ciências Biológicas, Design, Marketing, Engenharia e Ciência da Computação. A cada semana, os integrantes do Gazeta Lab se reúnem em uma sala exclusiva montada para o desenvolvimento de projetos. O trabalho também acontece fora da empresa, onde o grupo realiza outras reuniões para organizar propostas.

“Nos sentimos muito desafiados quando recebemos a proposta e achamos que podemos propor algo inovador que possa de, certa forma, contribuir para a sociedade. Que o produto final deste trabalho deixe as pessoas inquietas para refletirem sobre a importância do que está afetando muitas pessoas”, disse o universitário Douglas Spanghero.

Durante o processo de intercâmbio e cooperação podem ser realizados cursos, estudos e atividades culturais em áreas de interesse comum, envolvendo os profissionais da Rede Gazeta com objetivo de desenvolver a educação e estimular habilidades exigidas pelo mercado de trabalho.

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