Inovação e liderança feminina: evento ‘Talk Delas’ traz reflexões sobre o cenário capixaba

Evento realizado em Vitória discutiu a representatividade das mulheres no ecossistema de inovação capixaba. A iniciativa teve apoio do Fonte Hub.

Por Comunicação - atualizado em 11/04/2024 as 09:43

Texto de Bianca Lemos

Um bate-papo com grandes lideranças femininas para falar de inovação. Esse foi o propósito do “Talk Delas”, evento realizado pelo Senac-ES e Fecomércio, com o apoio do Fonte Hub, que movimentou o Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória, no começo de março.

Em celebração ao mês da Mulher, o evento foi idealizado para dar visibilidade e trazer à pauta a reflexão sobre o espaço ocupado pelas mulheres no cenário da inovação capixaba. A edição deste ano focou em explorar a conexão entre a inovação e a temática ESG (sigla em inglês para sustentabilidade ambiental, social e governança corporativa), tendo como tema principal “Conexões que transformam – ESG, Liderança Feminina e Inovação”.

No entanto, o contexto de governança corporativa teve uma abordagem mais incisiva, impulsionando debates acerca da atuação das mulheres nas organizações e fortalecendo o protagonismo no ecossistema de inovação. Paula Barcellos, CEO do Grupo Águia Branca, falou sobre sua expectativa em relação ao avanço das mulheres em cargos de liderança.

“Cada uma de nós, mulheres, temos histórias muito diferentes. E às vezes a inclusão acontece em 5 minutos que dedicamos a alguém para ouvir o que não está sendo dito e para ajudá-la a acreditar no quanto é capaz de pilotar a sua carreira e construir algo novo e maior. Essa para mim é a verdadeira inclusão: o acolhimento, a mentoria e a inspiração que o líder faz no dia a dia, conquistando de cada um do seu time esforço máximo para revelar o seu maior potencial. Amo isso! Tem uma força absurda para mim”, destaca Paula.

A gerente de Inovação da Rede Gazeta, Patrícia Lino, destacou a relevância da escolha dos temas que foram abordados no evento: “Somos desafiadas o tempo todo, e ouvir inspirações e experiências como as que foram partilhadas no painel nos dá forças para continuarmos conquistando os espaços que sonhamos, queremos e temos capacidade de conquistar”.

Liderança feminina

Embora pesquisas apontem que as mulheres – quando comparada aos homens- conquistam melhores performances como líderes, dados da pesquisa “Teva de Mulheres da Liderança” indicam que das 7.548 dos cargos de liderança existentes nas empresas brasileiras, apenas 16,8% são ocupadas por mulheres.

Ao identificar o papel da equidade de gênero e as oportunidades para promover uma participação cada vez mais ativa das mulheres nas corporações, a responsável do Talk Delas, Thais Souza, falou sobre os resultados que espera alcançar em termos de capacitação e inspiração para as mulheres que estiveram presentes. “Espero que os participantes sejam impactados ao despertar reflexões sobre a importância da equidade de gênero e da diversidade na inovação, fortalecendo a rede de mulheres líderes e inovadoras. Em termos de capacitação, espero que o evento ofereça novas ferramentas para promover a inovação em seus ambientes de atuação”, explica.

Na programação, o evento reuniu um time de especialistas para explorar o tema e inspirar reflexões. A programação foi composta por Zenaide Margon, gestora de Planejamento Estratégico, Projetos e Inovação no Senac-ES, que mediou a conversa entre as painelistas Cris Samorini, presidente da Findes; Paula Barcellos Tommasi, CEO da Viação Águia Branca; Licia Mesquita, cofundadora e diretora-geral do Impact Hub Vitória; e Priscila Gama, CEO do Das Pretas.Org; além de Gabriela Duque, diretora-executiva de Marketing no Instituto das Pretas.

 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.