Jornalistas revelam bastidores da cobertura política em Brasília

Palestra faz parte do ciclo de palestras do Curso de Jornalismo da Rede Gazeta

Por Comunicação - atualizado em 18/09/2015 as 18:02

O que acontece em Brasília? Para falar sobre os bastidores da política, o Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta traz dois jornalistas capixabas que se especializaram em cobertura política e jornalismo investigativo. Leonencio Nossa, repórter do jornal Estado de São Paulo e Rodrigo Rangel, editor de política da revista Veja, vão debater o tema “Reportagens Especiais e Cobertura Política”, com a mediação do editor executivo de A Gazeta, Eduardo Caliman. O encontro é aberto ao público e acontece na próxima segunda-feira (28), às 10h, no auditório da Rede Gazeta, em Vitória.

Caliman foi repórter, subeditor e editor de Política de A GAZETA. Possui especialização em Edição pelo Centro de Extensão Universitária da Universidade de Navarra. Ganhou prêmios como editor de cinco reportagens no Prêmio Capixaba de Jornalismo, e  foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo, categoria Regional.

Os palestrantes atuam na Capital Federal e têm vasta experiência em jornalismo, com vários prêmios pelo trabalho desenvolvido em prol dos direitos humanos e na área de reportagem investigativa. Leonencio Nossa soma 21 prêmios e menções honrosas nacionais e internacionais. É autor dos livros “Viagens com o presidente”, “Homens invisíveis”, “O rio” e “Mata!”. Atualmente escreve a biografia de Roberto Marinho, fundador da Rede Globo.

Já Rodrigo Rangel é editor da revista Veja e já conquistou o Prêmio Imprensa Embratel, o Prêmio Líbero Badaró, o Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo e, três vezes, Prêmio Esso de Jornalismo. Já passou pelas redações de O Globo, O Estado de S.Paulo, Correio Braziliense, Época e Istoé. Em Vitória, trabalhou nas rádios CBN e Universitária.

O Curso de Residência é realizado pela Rede Gazeta há 18 anos. De setembro a dezembro, universitários e recém-formados mergulham na produção de jornalismo da empresa. Entre as atividades estão palestras e debates sobre o exercício da profissão. No último dia 14 de novembro, a palestrante foi a jornalista da TV Globo Carol Barcellos.  Qualquer pessoa pode participar dos encontros, mas as vagas são limitadas à lotação do auditório. Para participar basta enviar um e-mail com nome, telefone e profissão para [email protected].

Para acompanhar a produção dos alunos e o dia a dia dos residentes, acesse o blog no portal Gazeta Online, no endereço www.gazetaonline.com.br/residencia, e também os bastidores na página no Facebook (www.facebook.com/cursoderesidencia).

_1DA5795Leonencio Nossa é repórter do jornal O Estado de S.Paulo em Brasília. Recebeu 21 prêmios e menções honrosas nacionais e internacionais por trabalhos nas áreas de política, direitos humanos e história, incluindo Esso de Jornalismo, Sociedade Interamericana de Imprensa e, em três ocasiões, Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. É autor dos livros “Viagens com o presidente”, “Homens invisíveis”, “O rio” e “Mata!”. Também escreveu os cadernos especiais Guerras Desconhecidas do Brasil, Dos Andes ao Atlântico, Meninos do Contestado, Sangue Político e Favela Amazônia. Teve trabalhos reconhecidos nas Conferências Latino-Americanas de Jornalismo Investigativo, do Instituto Prensa y Sociedad, em Buenos Aires, Guayaquil e Cidade do México. Atualmente, escreve uma biografia do empresário das comunicações e Roberto Marinho, da Rede Globo.

rodrigorangel2Rodrigo Rangel é editor da revista Veja e vive desde 2003 em Brasília (DF), onde cobre política, com foco em reportagens investigativas. Já passou pelas redações de O Globo, O Estado de S. Paulo, Correio Braziliense, Época e Istoé. Em Vitória, trabalhou nas rádios CBN e Universitária. Ganhou alguns dos mais importantes prêmios da profissão, como o Prêmio Imprensa Embratel, o Prêmio Líbero Badaró, o Prêmio Latino Americano de Jornalismo Investigativo e, por três vezes, o Prêmio Esso, o maior do jornalismo brasileiro. É autor da primeira reportagem a mostrar até onde chegaria o petróleo descoberto a partir da Operação Lava-Jato e produziu reportagens importantes sobre o mensalão. Em 2009, foi autor de uma série de reportagens que envolviam personagens do Congresso Nacional, como o ex-presidente José Sarney, em graves suspeitas de corrupção.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.