Jovens esbanjam criatividade em Feira de Miniempresas

Evento da Junior Achievement será realizado neste sábado (4), no shopping Praia da Costa

Por Carla Nascimento - atualizado em 03/08/2018 as 15:58

Cerca de 600 jovens de escolas públicas e particulares do Espírito Santo estão vivendo a experiência de administrar uma empresa, gerir funcionários, produzir e vender. Desde o início do ano, eles participam do programa Miniempresa, da Junior Achievement do Espírito Santo, e neste sábado (4/8) realizam uma feira onde irão expor e vender seus produtos. São bijuterias, suportes para celular e notebook, sabonete líquido, bolsas e muito mais. A feira de Miniempresas será realizada no L3 do Shopping Praia da Costa, das 10h às 22h.
WhatsApp Image 2018-08-03 at 3.18.03 PM
Para iniciar a Miniempresa, os alunos fazem pesquisa de mercado para identificar um produto e orçam a matéria-prima. Então, eles começam a fabricar a mercadoria para partir para as vendas. Porém, antes de realizar a pesquisa, os jovens fazem um brainstorm (tempestade de ideias) para escolher as melhores sugestões de produtos. Depois de filtradas, as ideias passam pela pesquisa, que indica qual o melhor produto a ser comercializado, o que terá maior aceitação.

“Nosso objetivo é mostrar para os jovens como funciona uma empresa no dia-a-dia e despertar o espírito empreendedor de cada um deles. Na Miniempresa, eles são os responsáveis por tomar decisões sobre margem de lucro, definir estratégias de marketing, logística de distribuição, cotação de preço de matéria prima e fazer reuniões de diretoria”, explica a diretora executiva da JAES, Elaine Lima.

O programa
WhatsApp Image 2018-08-03 at 3.18.18 PMO Miniempresa proporciona a estudantes do 2o ano do ensino médio a experiência prática em economia e negócios, na organização e na operação de uma empresa. Desenvolvido de abril a setembro, em jornadas semanais, com duração de 3h30, realizadas nas escolas, geralmente à noite. Os estudantes aprendem conceitos de livre iniciativa, mercado, comercialização e produção. É um programa acompanhado por quatro profissionais voluntários das áreas de marketing, finanças, recursos humanos e produção. Neste programa, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial por meio do método Aprender-Fazendo, em que cada participante se converte em um miniempresário.

A Jaes

A Junior Achievement é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens, ainda na escola. Ela foi criada nos Estados Unidos em 1919 e atualmente está presente em mais de 150 países. No Espírito Santo, a JA está presente desde 2002 e nesse período sua atuação já impactou mais de 250 mil jovens de escolas públicas e privadas.

As atividades da Junior Achievement se desenvolvem através de programas educativos criteriosamente formulados, aplicados junto aos jovens através de parcerias com escolas e voluntários dispostos a compartilhar suas experiências e conhecimentos com estudantes de diferentes faixas etárias.

Portanto, é por meio de programas educativos aplicados por voluntários corporativos em escolas públicas e privadas e de ações mantidas por pequenas, médias e grandes empresas, que os jovens estudantes brasileiros poderão se beneficiar.

A previsão para este ano é atender a 17 mil jovens, em 80 escolas e envolver cerca de 530 voluntários nos programas.

Serviço
Data: Sábado (04/08)
Horário: das 10h às 22h
Local: Shopping Praia da Costa L3
Standes: 24 expositores
Produtos: quadros decorativos; vela aromatizante repelente; bijuteria; sabão líquido; suporte térmico; bolsa de malha; puff; caixas personalizadas; artesanato em papelão; nicho decorativo; quadros decorativos; bijuteria; porta-carregador de celular; sabonetes de frutas; abajur de garrafa pet; luminária de PVC; bolsa tipo saco; almofadas; suporte de utilidades; terrário; suporte de celular; suporte de notebook; máscara de dormir; placa organizadora com elástico.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.