Mais de 130 candidatos vão fazer a prova do Curso de Residência em Jornalismo 

Prova acontece no dia 14 de agosto no auditório da Rede Gazeta

Por Comunicação - atualizado em 10/08/2015 as 18:08

Ludmila Nascimento

Ludmila Nascimento

Candidatos do ano passado fazendo a prova do Residência

A primeira etapa do Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta vai reunir 133 estudantes e recém-formados de diversas universidades do país. Pelos menos é o número de inscrições confirmadas até esta quarta-feira (05). Todos os candidatos que receberam o e-mail de confirmação da organização do Curso estão aptos a fazer a prova, que acontece no próximo dia 14 de agosto, às 9h, no auditório da Rede Gazeta. É importante chegar ao local com até meia hora de antecedência. A Rede Gazeta está localizada em Vitória, na rua Chafic Murad, nº 902, Monte Belo.

Para se inscrever, basta enviar o currículo para o e-mail: [email protected]. A inscrição será avaliada e confirmada pela organização. Também é possível se inscrever por meio do blog no endereço www. gazetaonline.globo.com/residencia, no campo  “Inscreva-se” localizado no canto superior direito da página e preencher os dados.

A avaliação consiste em duas etapas. A primeira é uma prova de múltipla escolha de língua portuguesa, conhecimentos gerais e específicos em jornalismo com duração de uma hora. A segunda é a produção textual a partir de uma entrevista coletiva concedida por um convidado que será revelado no dia da prova.

Os 30 aprovados participam da segunda fase do processo seletivo, que consiste em uma entrevista individual com profissionais da Rede Gazeta que vão selecionar os 15 residentes para fazer o curso gratuitamente. As aulas começam no dia 14 de setembro, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, até o dia 3 de dezembro.

Cerca de 200 inscrições foram registradas na 18º do Residência, sendo a maioria do curso de Jornalismo. Estudantes de outras áreas como Matemática, Letras, Química, Engenharia, Administração, Publicidade e Ciências Econômicas também estão na disputa para se tornar um residente. Eles vêm de universidades federais, estaduais e particulares do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Rio de Janeiro e Mato Grosso.

O curso de Residência

Os residentes acompanham, diariamente, o trabalho realizado pelos jornalistas na produção multimídia de jornais impressos, televisão, rádio e internet da Rede Gazeta. Além de receber dicas dos profissionais, eles também produzem reportagens. O trabalho inclui ainda entrevistas, oficinas e visitas técnicas.

Na Rede Gazeta, jornalistas de destaque como o apresentador do Bom Dia ES, Mário Bonella; o macro editor de Cidades da Redação Multimídia, Geraldo Nascimento; o repórter da TV Gazeta Michel Bermudes; entre outros passaram pelo curso de Residência, que acontece há 18 anos, consecutivamente, e é viabilizado com o patrocínio de empresas da iniciativa privada. Em 2015, as empresas apoiadoras são Águia Branca, pelo terceiro ano consecutivo, e a Eco 101, pela segunda vez.

O público poderá acompanhar a produção e o dia a dia dos residentes por meio de um blog no portal Gazeta Online, no endereço www.gazetaonline.com.br/residencia, e também os bastidores na página no Facebook (www.facebook.com/cursoderesidencia).

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.