Online, Festa da Penha 2020 alcança 6 milhões de pessoas nas redes sociais

A missa de encerramento, transmitida pela TV Gazeta, também teve crescimento de 42% em relação a audiência de 2019

Por Caroline Mauri - atualizado em 24/04/2020 as 11:10

Com formato virtual inovador e comemorando 450 anos de história, a Festa da Penha 2020 foi um sucesso! Ao todo, durante os oito dias de comemoração, foram alcançadas mais de seis milhões de pessoas via redes sociais dos veículos da Rede Gazeta (Instagram e Facebook). Para comparação, a população do Espírito Santo é de aproximadamente 3,8 milhões. A audiência da missa de encerramento da festividade na TV Gazeta também foi positiva: cresceu 42% em relação ao último ano, atingindo 20,3 pontos de audiência média.

Durante a semana de programação virtual, foram mais de 776 mil visualizações nas páginas especiais dedicadas à Festa da Penha nos sites G1 ES, que exibiu ao vivo todas as missas do oitavário, e A Gazeta. Só no decorrer da Romaria das Famílias, muito esperada pelos fiéis, foram mais de 177 mil visualizações no G1 ES, que transmitiu as 4h30 de trajeto.

Como faz parte da tradição da Festa da Penha os fiéis acenderem suas velas enquanto estão caminhando nas procissões ou em momentos de oração, o site A Gazeta também disponibilizou uma plataforma on-line para quem desejava deixar uma intenção para Nossa Senhora da Penha e acender a sua vela virtual. Ao todo, foram mais de 46 mil intenções dedicadas à padroeira do Espírito Santo que, durante a tradicional Romaria, foram representadas pelos ônibus iluminados.

“Ao todo, foram reunidos 46.329 pedidos de intenções no formulário criado para atender a essa tradição que já faz parte das missas católicas, assim como também está presente na Festa da Penha. A vela virtual foi um símbolo para aquecer o coração dos capixabas que estão tendo que enfrentar a difícil guerra contra o coronavírus”, disse o diretor de Marketing e Desenvolvimento Digital, André Furlanetto, para o site A Gazeta.

Além disso, como já é de costume, a Festa da Penha promove todos os anos festivais musicais com artistas capixabas. Nesta edição, foi a vez do Festival Amor e Esperança, realizado virtualmente através de lives nas redes sociais da TV Gazeta, que contaram com nove cantores capixabas, como Alemão do Forró, Padre Anderson e Flavinha Mendonça. No total, os shows ao vivo somaram mais de 59 mil acessos de internautas.

Para o gerente de Eventos e Projetos, Bruno Araújo, uma grande questão foi reformular o evento, que é tão tradicional e importante para o povo e a cultura capixaba, em menos de 30 dias. “Foi um desafio para a Rede Gazeta desenvolver um projeto que tinha suas características tradicionais 100% presenciais de forma a transformá-lo em uma ação 100% virtual. Foi um trabalho multidisciplinar, que envolveu quase todas as áreas da empresa em conjunto com a organização da Festa da Penha e foi um sucesso.”

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.