Repórter da CBN Vitória é homenageado no Ifes

Matéria de Eduardo Dias inspirou a criação de um curso para jovens que engravidaram na adolescência

Por Lara Rosado - atualizado em 24/07/2019 as 13:30

O repórter Eduardo Dias, da rádio CBN Vitória, foi homenageado nesta terça-feira (19) após a produção de uma reportagem que mostrou os números alarmantes sobre a quantidade de crianças e adolescente que engravidam no Estado. O material inspirou a criação de um curso à distância gratuito sobre programação para essas jovens no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

O objetivo do projeto é ajudar na formação profissional das mães que tiveram que abrir mão dos estudos para criar os filhos. “Fui fazer uma pauta do dia a dia sobre gravidez na adolescência e percebi que os números eram muito altos. No ano passado, meninas de 10 a 14 anos tiveram 361 filhos. Isso dá uma média de uma criança por dia sendo gerado por uma menina”, comentou Eduardo.

Quando voltou para a redação, o repórter disse que conversou com a editora executiva da rádio CBN Vitória, Fernanda Queiroz, e sugeriu de fazer uma reportagem especial sobre o tema. A matéria foi escrita em fevereiro e divulgada em março. Na semana passada, Eduardo recebeu o convite para ser homenageado.

Segundo ele, a professora responsável pelo curso, Márcia Gonçalves de Oliveira, precisava de uma justificativa para promover a formação no Estado. Para ter embasamento no pedido, Márcia usou a reportagem de Eduardo. “Eu fiquei muito surpreso. O sentimento é de felicidade por ter contribuído de alguma forma. Quando a gente faz a matéria não imagina o quanto pode ajudar. O Ifes é uma das instituições mais importantes do Brasil e fiquei muito feliz com a criação dessa formação.”

O curso é ofertado pelo Centro de Referência em Formação e em Educação à Distância (Cefor) do Ifes. Segundo Eduardo, 21 pessoas já formaram e uma nova turma começou neste mês. 

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.