Ex-residentes compartilham experiências com focas do 24º Curso de Residência da Rede Gazeta

Na manhã desta sexta-feira (24) os estudantes do 24º Curso de Residência em Jornalismo tiveram uma conversa descontraída com os ex-residentes e colaboradores da Rede Gazeta, Ana Elisa Bassi, produtora da TV Gazeta, e Adalberto Cordeiro, produtor da Rádio CBN Vitória. Os jornalistas compartilharam experiências na redação e a trajetória como residentes. Juntos, falaram sobre as mudanças no cotidiano dos jornais em meio à pandemia da Covid-19 e como o novo normal transformou a forma de produzir conteúdo.

Ana Elisa Bassi, foi residente em 2012 e já atuou na transmissão do Carnaval de Vitória. A produtora falou sobre a rotina do jornal ES 1 e a função exercida pela jornalista que ainda é desconhecida por muitos telespectadores, “tem que explicar que a matéria começa com o produtor”, disse. No jornalismo, a responsabilidade de transformar um fato relevante em notícia, é da produção. Este setor tem o trabalho de apurar as primeiras informações para que a mensagem seja transmitida de forma clara e objetiva.

A produtora falou sobre as mudanças que aconteceram no jornalismo da Rede Gazeta por causa da pandemia da Covid-19, principalmente com relação ao uso da tecnologia digital no cotidiano de jornalistas e repórteres. Bassi acredita que as entrevistas realizadas através de vídeo chamada vão continuar acontecendo. “Às vezes a gente falava com uma fonte há muito tempo, mas nunca tinha visto ela. Agora tem contato com a fonte, para deixar o material já pronto”, pontuou.

Adalberto Cordeiro foi residente na turma de 2015 e comentou sobre a importância do trabalho em equipe no jornalismo online e ao vivo. “É um esforço coletivo, todo mundo se ajuda”, enfatizou. O produtor comentou que as redes sociais e grupos de WhatsApp são aliados no dia a dia da rádio. No trabalho de produção, muitos personagens surgem através da rede de contatos do próprio jornalista, em seu repertório cotidiano e até mesmo em conversas com amigos e familiares.

Os produtores falaram que as práticas vivenciadas no Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta foram essenciais para o profissionalismo na função que exercem, e o quanto é fundamental para os atuais residentes conhecer as diversas áreas que o jornalismo propõe. “Se deem o direito de experimentar”, enfatizou Cordeiro.

Após quase 3 horas de conversa, os ex-residentes se despediram dos estudantes do Curso de Residência da Rede Gazeta, destacando os benefícios desta jornada para as carreiras dos focas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *