Seminário aborda o papel do jornal no estímulo à leitura na escola

Por Comunicação - atualizado em 15/06/2015 as 14:44

Ana Gabriela, Cristina Barbiero e Leticia Lindenberg

Ana Gabriela, Cristina Barbiero e Leticia Lindenberg

Ana Gabriela, Cristina Barbiero e Leticia Lindenberg

Os jovens e crianças andam cada vez mais conectadas aos dispositivos digitais o que torna desafiador para estes profissionais o estimulo à leitura. É o que alerta a coordenadora nacional do Programa Jornal e Educação da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Ana Gabriela Simões Borges. A convidada abriu o Seminário A Gazeta na Sala de Aula realizada nesta terça-feira (08), que reuniu cerca de 400 professores, pedagogos e secretários de Educação de 19 municípios parceiros do programa.

 A pedagoga destacou o papel do jornalismo dentro da sala de aula para desenvolver a análise crítica na formação de crianças, jovens e adultos. “Atualmente, o professor é o que mais influencia os estudantes a ler. A inserção do jornal nas práticas educacionais fortalece a argumentação, permite atualização e entendimento do mundo além das palavras”, explica Ana Gabriela.

É preciso interagir e não apenas deixar ser impactado pelos veículos de comunicação. Dialogar com redações via sugestão de pauta, fazer análise de matérias e discutir em sala de aula e interpretar charges e infográfico é uma forma de ampliar o senso argumentativo.

 “O jornal é o segundo material mais ligo e a mídia nos permite consumir informação de todos os cantos do mundo. É preciso ser menos regional e valorizar o aprendizado fora da sala de aula. Nosso desafio mais urgente é utilizar práticas sociais de leitura”, completou a convidada.

Inclusão

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Ricardo Ferraz e duas de suas ilustrações

Outro ponto abordado no Seminário foi a inclusão social. O cartunista e militante da causa das pessoas com deficiência, Ricardo Ferraz que descobriu na arte uma forma de superação e de mostrar as dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos. Ricardo, que também é professor de educação artística, falou dos valores sociais e o bullying no ambiente escolar. O encontro contou ainda com a apresentação da Orquestra Sinfônica Do Espírito Santo (OFES) e a palestra de Flávio Vezzoni e Renata Rosa, dos coordenadores do projeto Alman’arte, que trabalha valores e estimula o imaginário infantil por meio da música.

Há 20 anos, o programa A Gazeta na Sala de Aula promove o incentivo à leitura e o despertar para a cidadania entre os alunos, através da formação de educadores para o uso das mídias em ambientes educativos.

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