TV Gazeta traz palestra sobre comportamento do consumidor

Por Ismael Inoch - atualizado em 20/05/2015 as 19:14
foto: Ismael Inoch
Encontro `Bom Dia, Boas Ideias` reuniu lideranças do mercado capixaba
Encontro `Bom Dia, Boas Ideias` reuniu lideranças do mercado capixaba

A classe média brasileira e as oportunidades dos mercados emergentes foram os assuntos debatidos em dois encontros realizados pela TV Gazeta, nesta segunda-feira (11). O especialista e sócio-diretor do instituto de pesquisa Data Popular, Renato Meirelles, foi o palestrante convidado do café da manhã “Bom dia, Boas Ideias”, no Centro de Eventos e Treinamentos da Rede Gazeta, em Vitória.

Pela manhã, cerca de 80 lideranças do mercado capixaba participaram da palestra “Mercados Emergentes: Oportunidades e Desafios”. “O ano de 2015 chegou com uma crise real. A classe C sabe bem transformar essa crise em oportunidade. É melhor tentar entender esse público ao invés de catequizá-lo. Os resultados das pesquisas apontam que quem vê cara não enxerga o bolso”, destacou o palestrante.

O convidado apresentou os números de pesquisas do instituto Data Popular e revelou, também, que o jovem da classe C é o mais novo formador de opinião do Brasil. Os dados concluíram, inclusive, que as mulheres são as protagonistas da nova classe média do país. Na ocasião também foram discutidos assuntos como o cenário macroeconômico, os aspectos sociodemográficos e o comportamento da classe média brasileira.

Durante a tarde, Renato Meirelles realizou um workshop de Mídia para convidados que atuam em comunicação e marketing. O encontro foi no auditório da Rede Gazeta e teve a participação de profissionais de atendimento e mídia de agências da Grande Vitória, além de clientes e interessados na área. Com esse grupo, o especialista abordou o tema “Estratégia de Comunicação com o Mercado Consumidor”.

O palestrante

Renato Meirelles é sócio-diretor do Data Popular, instituto de pesquisas pioneiro e referência absoluta no conhecimento das Classes C, D e E no Brasil. Considerado um dos maiores especialistas em mercados emergentes, foi colaborador do livro ” Varejo para Baixa Renda”, publicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e autor dos livros “Guia para enfrentar situações novas sem medo” e “Um País chamado Favela”. Já conduziu mais de 300 estudos sobre o comportamento do consumidor emergente brasileiro e é membro da comissão que estuda o assunto na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.