Universitários pesquisam soluções em economia criativa e destinação de resíduos sólidos

Iniciativa faz parte de nova edição do Gazeta Lab com as faculdades Faesa e Fucape

Por Comunicação - atualizado em 14/06/2017 as 17:57

Foto: Letícia Siller

Foto: Letícia Siller

A assinatura da parceria foi realizada na Rede Gazeta, nesta quarta-feira (14)

O consumo colaborativo e a sustentabilidade ambiental são os novos temas pesquisados pelos participantes do Gazeta Lab. Estudantes da Fucape e do Centro Universitário Faesa, ambos em Vitória, vão desenvolver projetos que visem à gestão de resíduos sólidos e o incentivo a economia colaborativa. A assinatura da parceria foi realizada na Rede Gazeta, nesta quarta-feira (14), com os diretores do grupo de comunicação e das instituições acadêmicas, acompanhadas pelos alunos selecionados para desenvolver o projeto.

“Até aqui, vimos em todos os projetos desenvolvidos pelo Gazeta Lab a preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social, o que demonstra que caminhamos para um mundo cada vez mais colaborativo. Nosso propósito com o Lab é trabalhar em rede para  desenvolver ideias que ajudem a formar cidadãos”, disse a diretoria de Desenvolvimento Institucional, Leticia Lindenberg.

Foto: Letícia Siller

Foto: Letícia Siller

Alexandre Nunes Theodoro

A preocupação com a gestão do lixo norteou o estudo dos alunos da Faesa. O grupo multidisciplinar formado por alunos de Comunicação, Ciências Biológicas e da Computação, Engenharia vai desenvolver um projeto que promove a reflexão sobre as práticas sociais envolvendo o meio ambiente e o ecossistema. Nesta primeira fase, o estudo vai mapear boas práticas e explorar a gestão de resíduos em escolas e estabelecimentos de Bento Ferreira. “Por meio desta parceria, criamos um link para discutir propostas e soluções para problemas da sociedade, além de unir inteligências entre mercado, comunidade e academia”, pontuou o reitor da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro.

Consumo colaborativo

Os alunos de Economia, Administração e Contabilidade da Fucape vão estudar os benefícios do consumo colaborativo na sociedade e como a prática pode desenvolver novos hábitos sustentáveis em uma sociedade urbana. “A iniciativa já faz parte da linha de atuação da faculdade de disseminar o empreendedorismo a partir do estudo de um problema. A integração acaba influenciando o processo educativo em cada um de nós”, disse o diretor-presidente e co-fundador da Fucape, Valcemiro Nossa.

DSCN9585O escopo do trabalho está voltado para o diagnóstico de estratégias utilizadas para a economia criativa por algumas empresas, como aplicativos de transporte e moradia. Inicialmente, os objetos de estudo serão a própria instituição de ensino e a Rede Gazeta.  Ao longo das pesquisas, os integrantes devem realizar testes para projetar o resultado final do estudo, que deve ser apresentado até o fim do ano.

O Gazeta Lab é o laboratório multidisciplinar de cocriação da Rede Gazeta para elaboração de novos produtos e ideias. Ao todo, três projetos já foram desenvolvidos na iniciativa em parceria com a Universidade de Vila Velha (UVV) e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Opine

Envie o seu comentário para a Rede Gazeta. A sua participação é muito importante para nós.